sábado, 26 de abril de 2008



Vou passar a caminhar com...




Emanuel





















Este é o meu afilhado do Crisma, Emanuel.
De olhar meigo, e sorriso sincero, com um coração enorme e uma forma de estar que tem magia.
Esteve na Páscoa de 2007, pela primeira vez em Taizé...as noites, eram passadas na igreja, a conversar ou a rezar em silêncio.Recordo.
No fim de 2007, foi á Suiça ao encontro europeu.E este ano voltou a Taizé.
Para ele é claro, que é um caminho que quer sempre fazer.
E foi nestes caminhos de Taizé, que ele me pediu para ser sua madrinha do crisma, convite que aceitei com muita alegria, pois caminhar com alguém na fé...é uma caminhada que vale a pena fazer.E eu tenho a certeza que ele em Taizé cresceu muito...e aprendeu o valor das pequenas coisas, como o valor de um sorriso ou de um olhar...e passo a citar o postal que me entregou no final da semana em Taizé:


" Olá madrinha favorita.
Escrevo-te para te agradecer tudo o que me tens ensinado. (...) Cada nuvem é um passo em frente, no caminho a percorrer! Como um dia disseste, um olhar diz mais que as palavras!Obrigada pelo teu olhar. Beijinhos, do teu afilhado, Emanuel."










Suiça



















O regresso a casa de Taizé 2007

















Um sorriso doce...

























Ele e o Felipe, catequista e amigo!



















Mas...a história não fica por aqui.
O Emanuel tem um irmão, gémeo.O Michael.
É menos dado a fotografias, mais reservado, e não sabe ainda metade da pessoa maravilhosa que é.
Algo comum, aos dois, são meigos...na forma de falar, olhar e tocar...e os olhos muito brilhantes!



















E este ano foi a Taizé...e por acaso, também sinto que nas conversas que fomos tendo, tardiamente na igreja, eu ia ajudando em alguma coisa o Michael.
E mal acabava o Oiak, ele vinha logo para a igreja, sentar-se junto a mim, e ali desabafou algumas coisas, que lhe custavam muito, cantámos, rezamos...e a confiança foi-se estabelecendo.

Citando um postal que me deixou na camarata, e que achei simples como ele, mas belo:



" olá Rita.
Obrigado por tudo.Naquela noite que falamos, foi muito especial, já há muito tempo que não desabafava assim.No outro dia, tava muito feliz.
Beijo, Michael."

Conclusão...conversa para aqui e para ali, percebi que o Michael, queria que eu fosse também a sua madrinha de Crisma, mas não dizia nada, porque o irmão podia não achar piada, e eu disse-lhe que sim, sem ele fazer a pergunta, um abraço e ficou tudo dito.




E eu começo a pensar, se será alguma coisa que tenho com esta familía, pois damo-nos bem á primeira.
E sinto que o caminho que eles agora percorrem, tão jovens, também eu já o fiz...e sei o que custa, tanta coisa.
Como sei que pode ser a melhor idade de sempre...e de grande descoberta interior, se tivermos as pessoas certas a caminhar ao nosso lado, eu tive-as.E quero também poder sê-lo para alguém.





Eu e os dois manos em Taizé, no encontro dos Portugueses...































Este grupo, de Aveiras, praticamente todo, vai receber o Crisma, eles têm crescido muito, no último ano, como grupo, como pessoas e também na fé, embora haja sempre muito a fazer...

É assim, que vou sentindo que marcamos sempre a vida de quem se cruza connosco...e isso vale tanto.
Assim, este fim de semana lá estarei, para com eles dizer sim a Cristo.
E porque Aveiras, já vai sendo uma casa...para mim.

=)

Sem comentários: