quarta-feira, 20 de junho de 2007

Responsabilidade Social



É bom saber que há gente que se preocupa e intrevém da forma que lhe é permitida, na vida pública da sua cidade, nos problemas com que se debate...e vê os outros debater-se!
Alguém que não se cala e vai no rebanho, aceitando o que lhe dão para comer...
Alguém que parece ter nascido para isto...
Por isso aqui fica a opinião do Duarte...ele que reside lá para a Ameixoeira, e não se conforma com promessas por cumprir.
Muito bem.
E no fundo, no fundo...até tem pinta de Politico...ou não?






Acessibilidades - Factor de coesão local


Duarte Costa, 2007-06-14 22:50:43




"A ideia que queria aqui partilhar é a de que os transportes e o aumento da mobilidade podem ser factores de inclusão e coesão social à escala local. Lisboa, infelizmente, é uma cidade que padece do mal da exclusão social e alheamento (político), sobretudo nalgumas partes da cidade, designadamente as periféricas. Enquanto lisboeta residente na Ameixoeira (e normalmente é necessária a explicação da localização desta freguesia da cidade pela sua exclusão!) sinto isso na pele, e no que toca aos transportes, sinto-o todos os dias. Com a expansão da linha Amarela até Odivelas, houve um incrível desrespeito pela população de Lisboa que reside nesta freguesia, aos se optar pela redução de uma estação SEMPRE prevista (a da Quinta das Lavadeiras) numa óptica de imposição financeira às mais-valias sociais e locais. Com esta atitude, não só se desprestigiou a política, como se impediu esta freguesia de aceder em pleno ao investimento publico e comunitário que se fez aqui. Más escolhas, que têm consequências! Assim, enquanto que em todos os outros locais próximos das 5 novas estações se verifica hoje uma dinâmica urbana e económica, que tem conduzido a uma maior qualificação do espaço social e sua valorização económica, esta parte da cidade continua estagnada, sem acessibilidades, entupida pelo trânsito e pela poluição. Aqui, vivem crianças lisboetas que não conhecem o Rossio ou o Parque das Nações. Lisboa vai até ao Campo Grande (na melhor das hipóteses!) Uma cidade dotada de uma rede de transportes (e sobretudo de metro -superficial ou enterrado) permite a interacção de pessoas e espaços, oferece as oportunidades urbanas a todos, diminui o tempo nos percursos diários, permite o conhecimento e o sentimento de integração da cidade e, acima de tudo, aumenta a mobilidade que permite uma visão mais global, crítica e criativa da cidade. É preciso mudar Lisboa, e isso passa pela inclusão de todos. Assim, defendo uma cidade acessível a todos e por todos, que integre e seja inclusiva, e que goze das mesmas oportunidades. Espero que este projecto para a cidade tenha contributos concretos nestas questões e nestas áreas (a Ameixoeira ou tantas outras) tão subestimadas."




Duarte Costa

Estudante de Geografia

2 comentários:

Novo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Novo disse...

Este "Puto" tem futuro!!! LoL Sabe o que diz, sim senhor!! E como dizê-lo!!! Um abraço grande que nunca te dei