sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Mónaco...

palco de um dia de LUZ!



Depois de deixar a Eslovénia, atravessar a itália e de mais uma noite mal dormida no autocarro, estávamos por fim no Mónaco.
Esse lugar á beira mar plantado...de riquezas sem fim, não só naturais mas também materiais.




Essa riqueza material passou-me completamente ao lado, por vezes via algumas pessoas fascinadas com os ferraris...e a tirar fotografias.~

O meu olhar estava preso nas montanhas que se erguiam lá em cima imponentes, nas encostas verdes a descer até ao mar, esse mar azul tão azul como nunca vi nenhum.

A luz desse dia, dificilmente se apagará da minha memória, era de tal forma intensa e quente...que nos fez esquecer por momentos, toda a neve que tinhamos visto dias antes...todas as camadas de roupa, era um dia de primavera, o segundo do ano de 2007.

Foi talvez esse sol, que me abriu e aqueceu de tal forma o coração...e me fez não dar pelo tempo a passar...assistir ao pôr do sol de uma varanda que quis que fosse minha, tua e do mundo.Pois quantos já não fizeram ali o mesmo?O local é propicio para isso, parece ter sido ali colocado com essa intenção.




Ali em pleno mediterrâneo, respira-se imensidão...e o próprio ar abre o apetite.

O almoço nas arcadas, junto de um pequeno mercado de flores, onde as rosas são ao preço do ouro...comemos pizza e cantamos sem fim o YUPI AI AI YUPI AI...

Ali tudo está meticulosamente cuidado, os jardins,os canteiros,as flores, os bancos, as árvores...não se vê lixo no chão...ou paredes sujas, tudo tem um certo requinte e os dourados predominam, nas portas, nas cafetarias, nas lojas de antiguidades, as decorações de natal ainda por lá se erguem, pinheiros nórdicos na praça...a catedral cheia de vida de fachada branca iluminada pelo sol, a bela casa da justiça que não se pode visitar por dentro,as ruelas, que também as há, de casas cor de rosa, com a devida placa a indicar o nome da ilustre família que ali habita.




E sem falhar uma visita ao casino...belissimo edificio, virado para o mar...com jardins de sonho.

Lojas de renome...e muita mas muita riqueza exuberante.

Barcos atracados sem fim...iates de luxo, um mundo á parte que só desejo mesmo visitar de passagem e guardar na memória.

Era incapz de ali viver.Mesmo que tivesse muito dinheiro.

É belo, mas confuso...e demasiado glamour para alguém que como eu quer viver no campo...junto a um riacho, campos verdes e pinheiros.

No entanto, guardo do Mónaco a luz que se acendeu dentro de mim e que parece aumentar a cada dia que passa.A luz desse dia, foi como uma luz de boas vindas ao novo ano...aos novos amigos, uma luz de agradecimento ao que se viveu.

Pelo menos assim a entendi e recebi.Se fechar os olhos sinto o sol quente a bater-me na cara, vejo o azul intenso do mar, so barquinhos devidamente alinhados, mas vejo bem mais que isso...

...vejo-te a ti, vejo-me a mim.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se invejar não fosse mau atrever-me-ia a dizer: Ai que inveja!!:P

Pucca

Anónimo disse...

Que texto lindo! Que fotos lindas! (hehe, com a minha humilde participação) Que reportagem linda! beijinhos e...mta luz...é o que te deseja esta nova amiga =)