quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Ser ou não ser...eis a questão.


Penso que é altura de parar de escrever sobre a serra.Desde que cheguei ainda não fiz outra coisa,nem pensei em muito mais.

Vejo e revejo as fotografias...em busca daqueles promenores,que nos escapam sempre,mas são essenciais e muitas vezes mágicos.Mas a semana entra,e não perdoa...a deixar distante,o que de bom se viveu.

O trabalho, tem seguido o seu ritmo normal...e agora sinto que estamos todos a trabalhar em equipa,e damo-nos todos bem,há uma relação de confiança,de descontracção,o que nos permite sorrir e resolver tudo com boa disposição.

A cada dia que passa me convenço mais de que é isto que eu quero fazer,trabalhar com crianças e unir essa magia ao trabalho.Quantos o podem fazer,hoje em dia?

Realizada,é o sentimento no começo e no fim do dia.

Agora vejo aplicados tantos conhecimentos que não passavam de teoria...agora são actos práticos.Sinto-me segura,sei sempre o que fazer e julgo que o tenho feito bem.Acabo o dia com a sensação não só do dever cumprido,mas de algo que dei de muito importante,e recebo sempre aquele enorme carinho,e quanto não vale isso?

Apenas me deixa triste,as pessoas que me dizem que o meu trabalho,não tem nada que saber,e que é a coisa mais fácil do mundo...tomar conta de crianças.

Mas aí está o erro,é que eu não tomo conta de ninguém.

Eu Educo;caminho com;vejo crescer e isso tem em si um mistério e uma responsabilidade tão grande,como a dos homens que um dia eles vão ser,no futuro.Agora se joga tudo,agora se decide o que será.

Isto para quem julga que o meu trabalho não tem valor,e é demasiado cor-de-rosa,porque para essas pessoas,não há nada mais do que o poder,do que o dinheiro,do que serem chamdos de Doutores e Doutoras.

Que guardem para si os títulos e os cargos importantes,com a suprema inteligência que atribuem a si próprios.Eu escolho antes,os pequenos gestos,aqueles que ninguém vê,mas que vão deixar marcas,fico com as minhas canções infantis que adoro,fico com os desenhos animados,com as birras de sono,com as papas,os abraços sinceros e meigos de uma criança,fico com a sua evolução de dia para dia,fico a vê-los dormir e a receber essa paz doce,que me permite sorrir para o resto do meu dia e da minha vida.

Só podemos dar aquilo que temos.Se não temos,nada vamos dar.

Não basta querer "ser",sem o saber ou sentir.Para que serve sermos chamados de Dr. ou Dra...?

Um médico,é chamado de Sr.Doutor,mas se não for eficiente,não é doutor nenhum,eu conheci tantos assim,têm a sabedoria,mas não a humanidade de olhar nos olhos de um doente e sorrir,apenas despejam informação muitas vezes não perceptivel.

Como pode um psicólogo ouvir e ajudar,se nem a si se sabe ajudar quanto mais ouvir,ou falar.

Eu faço o que gosto,e não corro,nunca corri atrás de estatuto.Quero uma vida simples.Isto não significa que não tenha objectivos.Tenho e muitos,e belissimos.Sou feliz assim.

Para fazer o que gosto,não preciso de grandes técnicas,conhecimentos ou truques.Deponho tudo o que sou e aprendi naquilo que faço,com o maior amor do mundo.

No entanto,todos os trabalhos são importantes,pois são a alavanca que faz avançar o mundo,se faltar um que seja,já não resulta tão bem.

Sei desde muito cedo,que nasci para lidar com seres humanos,se forem pequeninos melhor.Pois eles não julgam,não condenam,choram quando querem e sorriem a maior parte do tempo,como se soubessem desde já que sorrir faz bem e que nascemos para ser felizes.São humildes,se precisam de ajuda pedem,não se fazem rogados,não têm orgulho e amam sem fim,sem medo.Nada precisam esconder,até porque não o sabem fazer.

E é por isso e muito mais,que os amo tanto,e aquilo que faço.

Aproximam-se as férias do Natal,e dia 25 parto Rumo á Croácia,Zagreb.Regresso em 2007,no ínicio do mês,e vou sentir saudades desta rotina que me deixa com energia,saudades do meu trabalho,mas sobretudo do que aprendo,com quem ainda dá passos pequenos na vida,mas me ensina a dar passos de gigante.

A vida corre...tudo parece voltar ao seu lugar,lentamente.

Oiço chorar...uuuppsss!Acordou...vamos brincar!=)

Até amanhã!

Sem comentários: