terça-feira, 7 de novembro de 2006

Quis deixá-los a pensar...e quem veio a pensar,fui eu.





Ontem,foi dia de estar com os meus meninos.

Ontem,sai de casa decidida a fazê-los pensar naquilo que nunca pensam...mas que é tão presente para mim...

E já que entramos num tema,tão interessante como o valor da Vida,lá me arrisquei.

Cheguei,houve abraços,novidades,penteados novos,trancinhas,missangas,que me queriam mostrar e depois disso o regresso á calma.

Curiosamene os meninos que ficaram de castigo na última semana,não se portaram mal,mas também não estiveram a 100%,mas já é um progresso.

Depois de meter música que lhes permitisse acalmar,convidei-os a viajar comigo...e lancei a questão:

"Vamos imaginar,que hoje ao chegar a casa,vamos ver as noticias,e nos dizem, que o mundo vai acabar,dentro de 24h.O que fariamos durante essas 24h?"

Depois, dei algum tempo,para pensarem.De cabeças deitasdas na mesa,ao som de uma música calma,pela primeira vez olhei-os a todos sossegados,tão lindos,não durou 5 min,mas pronto.

Eu também pensei.Contudo esta questão,já a tinha respondido,no fim de semana,na formação de animadores.Ainda pensei,que fosse uma pergunta forte demais,para crianças de 9 anos,mas estes meninos já têm mais de 9 anos,seguramente,dentro de si.

E pelas respostas,comprovei que os seus sonhos são pequenos,não vão além...contudo são sonhos,são os que eles têm e por isso,comecei a escrever no quadro,a opção de cada um.

Aqui fica:

  • Se eu tivesse 24h,até o mundo acabar,ia á pizzaria,comer todas as pizzas que pudesse...
  • Ia para o estádio do benfica,jogar,com um equipamento bem fixe,e o Figo ia lá ver-me.
  • Eu,ia com a minha família comer hamburguers,ao Mac,e beber mutia coca-cola.
  • Eu ia para Cabo Verde,ter com a minha avó,e os meus primos.(Sorria)
  • Eu ia logo para a urgência do hospital,para me ajudarem,e rezava muito para o mundo não acabar.
  • Corria para uma casa com piscina,e um sofá,e isso tudo,ver filmes,e dançar.(Levantou-se e dançou mesmo!)
  • Eu não fazia nada,ficava em casa.Chorava.(E disse isto com ar mais sério do mundo)
  • Eu Ficava com a minha família,com os melhores amigos e ficávamos a rezar e pedir a Deus já que vou morrer,que desejava ficar com a minha família toda.
  • Eu ia dar um beijo na boca da Inês.(Ele gosta da Inês,que estava na sala,foi a risada)
  • Comprava um ferrari,e ia passear,a 200km/h.
  • Corria para a Zara,e para o colombo,comprar um monte de coisas bonitas para vestir,e doces.
  • Ia para a praia,tomar banho.
  • Então se existe o céu não ficava com medo,porque ia viver lá.(Esta a que mais me deixou a pensar)

Enfim...os últimos pedidos,seguiram-se.

Alguns feitos sem pensar,que a roupa ou a comida,um grande carro,ou uma bela casa,de nada valem,nestas alturas,bem como em toda a nossa vida.

Mas para eles,vale e muito,porque é aquilo que anseiam ter,e não têm.Julgam que aí está a felicidade.

Mas ainda há valores...ainda há quem saiba,que ficar junto de quem se ama é talvez o mais importante.

Depois a conversa fluiu,com facilidade.Eles compreenderam,que a vida é um enorme tesouro,que têm entre as mãos,e que têm de o aproveitar o melhor que puderem,a cada dia.Mesmo não tendo todas as coisas que querem.

Missão cumprida.Penso.

"E tu Rita?O que fazias?"

Não me perdoaram,dizer aquilo que eu faria...com 24h.E porque nunca se deixa ninguém sem resposta,lá partilhei com eles.E porque tenho a certeza,ou gostava muito que fosse assim:

Acordava,cedo,sorria,metia música...aquelas que mais me marcaram,tomava o pequeno almoço,com calma.

Depois,a dar um beijo e um abraço aos meus pais,demorado,dizia-lhes o quanto gosto deles,por me terem dado a vida,e por serem quem são.

Saía para a rua,e sentiria o sol,a aquecer-me.Esse beijo que ele me dá todos os dias,e que eu gosto de receber.

Caminhava sorrindo,e telefonava a todos os amigos que estão longe,para lhes dizer também,o quanto foram importantes na minha vida,e um,"Gosto de ti".

Ia ter com os amigos de sempre,os de todos os dias,e iriamos para a a Peninha,um local muito belo,de onde se vê o mar,e se sente o vento fresco,onde há um encanto...em tudo.

Ali,iriamos cantar,rezar juntos,como costumamos fazer,rir muito,abraçar-nos,e ver juntos o pôr do sol.

Agradecia estes 24 anos de vida,que foram LINDOS,porque fui muito, muito feliz.

Depois adormeciamos juntos,e o mundo acabava sem darmos conta disso...porque sabiamos que nos veriamos no céu.Que não acabava ali.

E pronto...eles ficaram a ouvir-me,talvez tenham percebido,que gosto mesmo de viver, e porquê.

Mas deixaram-me a pensar,pelo que eles fariam...

Sei que estes pequenos sonhos,anseios,podem mudar,crescer...valorizar-se,e se isso passar por mim,ficarei muito feliz.

E vocês,o que fariam com 24h horas...?

Sem comentários: