terça-feira, 17 de outubro de 2006

Onde está o teu Sorriso,MariaAMA?


...Acordei hoje,a pensar no fim de semana,que foi delicioso.
Foi sempre com quem se ama...desde sexta feira á noite,até domingo á noitinha.
Sempre a partilhar...a rir,a ajudar,a descobrir.
Cheio.
Onde o descansar não importa.Mas sim o gastar-se pelo outro.
Espreitei a janela...dia de chuva,não admira,com a trovoada de ontem á noite!Não importa.
E apesar de ser 2a feira...lá me preparei com energia,para mais um dia,uma semana.
O dia correu bem,entre preparativos para o intercâmbio em Leiria,e assuntos pendentes,chegou a hora de ir,aquela escola,onde fui convidada a dar aulas de Moral.Moral..o que será isso?
Uma escola,diferente, daquela que todos os meninos sonham ter.
Ali tudo tem péssimas condições,pavilhões pré-fabricados amontoados e velhos,as paredes com desenhos já sem cor,e por isso já parecem tristes,ali não há canteiros com flores,nem vidros coloridos,nem cheiro a pão com,manteiga e leite com chocolate...(relembro a minha escola).
Ali é uma escola de um Bairro de lata,esses mesmo,aqueles que fazem com que as pessoas digam que a Amadora,é o sitio mais perigoso da Europa...que disparate.
Como se o perigo escolhesse lugar e ocasião??!!
Como se não estivessemos a falar de seres humanos...que simplesmente não teem o que nós tivemos,as mesmas oportunidades...uns com muito esforço,deixaram a pobreza para trás...mas nunca o orgulho.E o que falta a muita gente?Humildade.
As brincadeiras,são actos de violência...pura e crua.Os olhares sempre curiosos como qualquer criança...sempre á espera de algo.
Muita,mas mesmo muita falta de afecto...ao ponto de um abraço ser estranho e deixar algumas crianças, sem saber o que fazer...a sua maioria Africanas e muito belas.
Entro na sala.Oiço gritar o meu nome,perguntam-me se hoje levei rebuçados...digo que não,que não pode ser todos os dias,porque faz mal aos dentes.
Tudo está fora do lugar,e o material é velho e gasto.O barulho faz com que eu,começe a bater palmas,devagar,até conseguir a atenção de todos.Por fim esboço um sorriso dentro de mim,e sinto que é agora ou nunca que começamos a falar de amizade.
No meio de tal confusão,consigo perceber,um a um,que todos querem ser amigos,mas não conseguem ou não podem,é o que me tentam dizer: "..sabes Rita,eu até queria ser amiga do André Barnabé,mas as nossas mães estão zangadas,bateram-se...e por isso não posso,ser amiga dele..."Fico aflita.(O André Barnabé,é o mauzão da sala...)
Mas depressa os faço ver, que já são amigos.Pertencem á mesma turma,estão lado a lado na carteira...partilham muito mais que isso.Eles é que não sabem.
O meio onde cresceram,não os deixa ver para além disso.
Mas acho que é aqui que eu entro.
"Caì" ali,por minha escolha ou escolha de Deus.Não para tentar nada,mas para conseguir que comecem a olhar para tudo com olhos mais limpos,e esperançosos.
Mesmo que hoje,tenha chegado a casa com receio de não conseguir mudar seja o que for,mesmo que tenha saìdo com o coração apertado,e aflita.Não deisisto.
Ao chegar ao meu quarto,algo estava preso cá no fundo...explodi e deixei escapar algumas lágrimas,por pensar que aqui mesmo ao meu lado,existem tantos sonhos que morrem pelo caminho,outros que não chegam a nascer,porque há quem julgue que não tem sequer, direito a sonhar.
A campainha toca,terminou.Uma hora,não chega para tanto que lhes quero dar,e fazer sentir.Mas para a semana volto.E espero que eles também.
Consegui no entanto,um beijinho e um abraço e cada um,á saida da sala.E porque eu pedi...muito.
Se um dia o fizerem de livre vontade,uns aos outros,ou mesmo a mim,será uma vitória.
E a isto meu vou entregar...é uma missão, sim.Não um trabalho.
Um desafio enorme...que não sei se consigo abarcar.

Mil voltas na minha cabeça...preciso de força.
Eles correm pelo portão,sem ninguém que os espere do outro lado,vão sozinhos,pelas ruas do bairro adentro.Fico parada a vê-los,na esperança que me digam mais um adeus,ou olhem para trás.
Não o fizeram.
Mas eu fiz...fiquei a olhar para eles e isso, é AMÁ-LOS,á minha maneira.

1 comentário:

Vomitar de pensamentos disse...

Irremediavelmente...generosos, esta sim, a unica forma de poder de algum modo caracterizar os gestos que colocas em práctica ao longo da tua vida, se bem que aquilo que sentimos não é parcialmente caracterizável, mas adiente. O amor que nutres pelos teus "meninos" é o mesmo com que temperas a cara de quem olha para ti, sim, porque aqueles sorrisos que sacas da cara de toda a gente não são mais que o resultado de um grande "power" em conseguir trasnmitir tudo de bom para o outro.
Desejo e "redesejo" tudo de bom para ti, porque quem vive uma vida por amor e se dedica o dia a dia a amar, será e permanecerá também no amor para sempre. Como dizia o nosso tão conhecido Fr. Roger: "Ama, e di-lo com a tua vida..."