quarta-feira, 9 de agosto de 2006

O inesperado é o minuto seguinte...


Quantas vezes temos planos, e sonhos na nossa cabeça e no nosso coração…que queremos concretizar…e por algum motivo, se desfazem assim como um punhadinho de areia…e andamos meses à espera do grande dia…ou do momento certo, e depois aceitamos simplesmente, que não é possível.
E quando as razões que nos impedem, são tão tristes como a perda de alguém que amamos…alguém com quem privamos, ou simplesmente alguém que tínhamos como modelo, exemplo a seguir…aí começamos a aceitar lentamente, que nada acontece por acaso. E se tivemos de ficar, foi porque foi mesmo o melhor para nós!

Dezasseis de Agosto de 2005, 22 horas, estava eu a receber o ar da noite, em pleno Alentejo, e recebo uma mensagem, chega da Alemanha, de Colónia, onde está agora a decorrer a Jornada Mundial da Juventude, que reúne milhões de jovens!
Em poucas palavras…dizia: “ Rita, assassinaram o Irmão Roger, esta noite em Taizé…”
E vocês perguntam, mas quem é o Irmão Roger?!

Se vos disser…que foi alguém, que lutou pela paz, que ajudou refugiados da 2ª guerra mundial, que com apenas 25 anos se instalou numa pequena aldeia no sul de França, de nome Taizé…perto de Cluny, e atraiu aí, milhares de jovens, de todas as religiões, desde 1940, que conviviam alegremente, num sitio que mais parecia o paraíso…vocês acreditam?

Um homem que transpirava luz e paz por todos os poros, eu estive lá… a escassos metros dele, olhei-o nos olhos, e a sua mão tocou-me na cabeça…e acendeu em mim a chama que é taizé…vivi uma semana intensa, onde o amor é a base, e só vale se soubermos transpor para a nossa vida diária, o que aprendemos em taizé…a servir o outro a amá-lo, seja de que religião ou raça for…acredite no que acreditar.

Pois…uma pessoa assim, não merecia ser assassinada.
Tinha 90 anos, e muito a fazer ainda…uma grande mensagem a dar ao mundo, a milhares de jovens que todas as semanas chegam a taizé.
Mas foi assassinado, por uma mulher Romena, que o esfaqueou 3 vezes, na sua igreja, na oração da noite perante 2500 jovens, que impotentes assistiram a tudo. Apesar de ter sido assistido prontamente, não resistiu aos ferimentos.
Roubou-lhe a vida, com que direito?

Foi uma estrela que brilhou na terra…e grata estou, por ter iluminado o meu caminho, a certa altura. De tudo farei para mater o seu espírito vivo…descansa em paz querido Irmão Roger.

Um dia se puderem, vão até taizé…e verão que tudo o que digo é verdade.
Meu pequeno paraíso…

Rita

1 comentário:

Tani disse...

Muito inteso este texto! impressiona mesmo.
Tenho a certeza de q o espírito de Taizé criado pelo Irmão Roger vai permanecer sempre, manter-se-à vivo nas nossas vidas e através de cada um de nós contagiará todo o mundo!

abraço grande Rita

Tani

PS:continua a escrever