quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Milão...foi um alargar de esperanças e sonhos!


MILÃO...
Passado quase um mês,depois do regresso,a palavra que fica,é sem dúvida,ALARGAR!

Faz tempo que queria escrever,sobre o que vivi...mas as palavras atropelavam-se na memória,de tão vivas que estavam...e estão! Quis talvez digerir,no correr dos dias tal experiência.

Sinto ainda,o frio que se fez sentir,o cheiro ao entrar na fiera para as refeições,ou as vozes alegres,que entoavam cânticos por todos os lados,em todas as lìnguas...incrivel!
Preparar esta peregrinação teve sem dúvida um sabor especial,uma enorme expectativa,de que tudo corresse bem,alguns meses de espera,de promenores importantes,que sei hoje que marcaram a diferença!
Contudo ia também,para viver o encontro e abstrair-me desse aspecto,da
responsabilidade!

E foi o que fiz,mal cheguei a Milão,vendo que cada grupo partia feliz,para o seu local de alojamento...abri os braços e deixei que a neve que caìa,me beijasse o rosto e alma...e entreguei-me á magia de cada um dos que estavam comigo,dos se cruzavam no meu caminho,e rezava em segredo,dentro de mim,para que tudo corresse bem,com os que tinha desafiado a vir até Milão!
E foi assim que 10 pessoas,se lançaram á descoberta, numa cidade perfeitamente desconhecida em busca da sua paróquia de acolhimento,chamada "Jesu á nazaré",nos arredores de Milão,na localidade de Turro...

Estaria a mentir se dissesse que o cansaço não me consumia o corpo...estavamos literalmente de rastos,sim a viagem de 2 dias e 2 noites,não tinha sido fácil...mas o coração esse nunca se cansou!
Apanhamos o "metropolitano",e a ansiedade de chegar era enorme,entre malas,gorros,luvas,e muita neve e frio...a união deste grupo maravilhoso,começava ali,na entreajuda,na espera paciente de cada um...
Esperava por nós o 53,autocarro que passou a fazer parte dos nossos dias em Milão,onde se passaram grandes momentos de cantorias e até de danças...e partilhas!

Uma cruz no alto de uma torre,deu-me a indicação de que tinhamos chegado a "casa"...e assim com alegria rompemos igreja dentro,onde nos esperavam alguns jovens...com enorme vontade de acolher.As bagagens no chão indicavam-nos que não estávamos sós...havia mais gente,eram Polacos!
Imediatamente,nos serviram chá quente,e um delicioso PANNETONI!!E entre conversas,fomos conhecendo aqueles rostos,que até então eram desconhecidos,mas que nos marcariam para o resto da vida,pelo simples facto de nos acolherem!Aos poucos fomos sendo distribuidos,percebemos também que na nossa paróquia seriam acolhidos 66 jovens,e que 30,não teriam familias,mas ficariam na igreja,sentia-me preparada para qualquer uma das situações.Ao ligarem para as familias
percebia do outro lado expectativa...tal era a minha também...percebi que teria de ficar sozinha numa familia,mas que teria 4 crianças incrivéis,para me iluminar estes dias,e com um sorriso estampado no rosto parti com o pai do Diego,que todo o dia distribuiu jovens por aquelas casas...no seu carro!

A neve continuava a encantar esta chegada,tudo coberto de branco...e a chegar finalmente a "casa",onde se abriu a porta com vontade de o fazer,e para além de 4 crianças eu tinha á minha espera,9 mágnificas crianças,que sorriam,de olhos brilhantes.A avó estava com elas,pois os pais não tinham ainda regressado do trabalho!Eram primos e vizinhos,todos em alegres brincadeiras...uma casa cheia de vida!Imediatamente trocámos palavras,naquele dialecto estranho que adoptamos,de espanhol+italinao+inglês...e lá nos entendemos!Houve tempo para tomar banho,tomar um café,com panetoni,e perceber o amor daquela avó pelos seus netos,que brincavam na enorme sala...mas tinha de me apressar,a ida para a fiera chamava por mim,para o jantar e para a 1a de muitas orações!O meu grupo esperava na paróquia...onde tentava construir um boneco de neve!!
Partimos por fim,rumo á fiera,para o 1º jantar e oração,as ruas estavam cheias de jovens,que caminhavam na mesma direcção...os transportes cheios não de gente,mas de calor humano,onde todos se sorriam,numa comunhão sem fim...
Chegados á fiera,foi ver novemente a alegria,enquanto se espera pela refeição,que faz lembrar a simplicidade de Taizé.
Rostos diferentes,tão queridos que desconheço,sorriem-me,e eu agradeço estar ali...
E desde então,as refeições foram sempre assim,momentos de oração de grupo,momentos de muitas gargalhadas,de conhecer tanta gente que vem de outros países,local de grande agitação...onde uns chegam,e outros partem...onde se partilha e se troca mais do que se pode iamginar!
A oração,esse momento de alento,para o espirito...assim foi no pavilhão 9,lá estavamos todos,sentados no chão,em recolhimento,perante uma decoração feita com amor, por tantos que se empenharam...
Os irmãos começaram a entrar ao som dos magnificos cânticos,e eu instintivamente,procurei com o olhar,o nosso IR.ROGER,e quis naquele momento ouvir a sua voz cansada,e ver de novo os seus cabelos brancos!
De facto não o vi,e isso ainda fez com que deixasse correr uma lágrima,mas fechei os olhos,e senti que ele ali estava a olhar para os 50.000 jovens ali naquela noite,e sorri.Os dias foram avançando,as orações passaram a ser para mim, cada vez mais intensas, momentos cada vez mais especiais,onde depunha todos os meus fardos,as minhas alegrias,e me lembrava de todos os que amava,e que não estavam ali em Milão...era ai que sentia,a força que Deus tem nas nossas vidas,e a forma mágnifica como me apaixono pelo seu amor...
O regresso a casa,era sempre uma aventura...as tardes para conhecer um pouco de Milão,que tem surpresas,uma cidade essencialmente industrial...e vestida de branco,foi bom descobri-la,na companhia de um grupo,que me fez vibrar...com tudo!E um obrigado a essas pessoas...SR.HENRIQUE,pelo seu testemunho de força,HUGO,por seres o nosso guia,SÓNIA,pela cumplicidade,JOÃO GUEDES,pela amizade que nos une,JOÃO MOTA,por ter descoberto um amigo,CARLOS,pelos gritos fabulosos,RITA,pela tua atenção aos outros, LUCINDA,pelo sorriso terno,MARTA,pela tua loucura...a todos um muito obrigado,por dias intensos,onde o AMOR de DEUS,nos acompanhou sempre...e sei que nos marcará para sempre!

ESTOU ALEGRE...PORQUE ESTÁS ALEGRE!
ESTOU ALEGRE...DIZ-ME PORQUÊ?
Amo-vos tanto...!!!!!

A festa das nações,um momento lindo,onde cada um mostrou um pedaçinho da sua cultura,onde todos demos as mãos,e nos abraçamos,e demos graças por entrar em 2006,cheios de DEUS...muita música,muita animação,para acordar na manhã seguinte com um sorriso!
A missa,foi um momento alto...com as familias,todos começamos bem o 1º dia de 2006!Entre fotografias...e abraços,seguiu-se o almoço,momento de maior contacto,com quem nos acolheu,e nos esperava á noite com leite quente,e muito amor para dar!
Um almoço cheio de alegria,com as crianças a correr á volta da mesa,e a neve a cair novamente lá fora para se despedir de nós!Um cenário que dificilmente esquecerei...Obrigado Daniela e Ricardo, e aos bambinis,letizia de 2 anos,Frederico de 5,Francesca de 7 e Lorenzo de 9...pelo que aprendi,pelo que me quiseram dar...de coração!
A hora da Partida aproximava-se e o coração apertava,mas mais 2 dias de viagem,nos esperavam...mas agora partiriamos com mochilas cheias de tantos sentimentos,para dar...para aplicar,e recordar...como faço agora!

A chegada á igreja,foi com emoção,abraços longos,promessas de reencontros,cumplicidades tão pessoais de cada familia,de cada jovem acolhido...
E o nosso Prior,Don Marco...uma pessoa linda,que foi a familia do nosso SR.Henrique...estava feliz,tal como todos os que nos acolheram estes dias,Diego,Luigi,Chiara,Marino,Mohamed(MOULAY BOUSSELHAM!!!)...E TANTOS OUTROS!!
Acompanharam-nos até ao metro...partimos por fim.

Sei que continuar a obra deste homem,que iniciou esta peregrinação de confiança,será estar lá...participar,nunca baixar os braços,na construção de um mundo,onde a paz é possivel,e vocês que lá estiveram...sabem que sim,que é possivel...então mãos a obra!
Conto tanto com vocês...e contem sempre comigo,aqui estou para ver nascer os frutos de uma experiência assim...
Taizé espera-me na Páscoa,para mais um momento forte...afinal,o que vale a pena na vida?Não serão momentos como este?Pergunto-vos...


"EL ALMA QUE ANDA EN AMOR,NI CANSA,NI SE CANSA"



Rita

Sem comentários: