domingo, 16 de novembro de 2014

A roça de Porto Real.







































Roça Porto Real, Príncipe, 2014




















Porto Real, uma antiga roça de Cacau está implantada na zona oeste da ilha do Príncipe. A "Roça-Terreiro" ou seja estava subdividida em várias áreas - laboral, habitacional e hospitalar.Tudo está agora ao abandono e devoluto.Só a vida dos que nos receberam e ali vivem, parece nunca morrer! Há quem diga que produzia o melhor óleo da palma de toda a ilha. Em 1910 possuía uma caminho de ferro com 30km.
A subida para a roça era dura, quando feita debaixo de sol e esperando sempre uma boleia que passasse.Mas foi dos caminhos que mais gostei de percorrer.Apesar do cansaço, era uma alegria.
Esta tornou-se a roça do meu coração.Tinha centenas de crianças, alegres, castiças, que sempre nos receberam de braços abertos.A primeira vez que entrámos em Porto Real, foi um choque positivo, pois as crianças circundaram-nos e eram tantas...que confesso ter pensado, como seria?Começar por onde?
Mas há sempre uma forma de cumprir a missão que Deus nos confiou.E não só chegámos ás crianças, como aos adultos, aos idosos e aos cantos mais remotos da roça.
Não se fazem milagres.Não fomos salvar ninguém, nem acabar com os problemas sociais ali existentes.Mas o facto de ali estarmos e os visitarmos frequentemente, fez toda a diferença.Dá-lhes alento, coragem, partilham as suas dores...e dão-nos sempre o melhor que possuem.Que ás vezes é muito pouco.Incrível.
Ali fala-se o Crioulo e as tradições são 90% Cabo Verdianas.Os problemas sociais, anda em torno do álcool, e dos fracos recursos a todos os níveis.Mas a alegria essa, nunca se perde!
Foi em Porto Real que, demos apoio escolar, que fizemos 1001 jogos no terreiro, que provámos o sabor de brincar com o lixo, que sentimos o peso de uma verdadeira comunidade, ainda com as suas diferenças e divisões, deram-nos o exemplo.
Animámos a Eucaristia ao Domingo de manhã.Era sempre bom, começar o dia ali, e depois descer até à cidade para a missa na paróquia.
Em Porto Real aprendi muito.Dei muito.Recebi ainda mais.Porto Real foi palco dos momentos mais alegres que tivemos como grupo.Uma alegria extrema que lhes sai naturalmente do coração...e contagia tudo e todos e da qual eu não me hei-de esquecer.
O desafio é ao chegar aqui, manter contacto com estas pessoas.E isso nem todos conseguem.Enviei há dias, cerca de 55 cartas, que pelo que soube, chegaram e deixaram todos muito felizes, ainda mais com as fotografias.Afinal, eles fazem agora parte de mim!Foram família.São família.Eterna.
Até ao dia que Bô voltar!



Sem comentários: