domingo, 29 de dezembro de 2013

Novo ano.Quero Amor.







Passou,aquilo a que chamam Natal.Para mim continua o ano inteiro.Sem hora nem lugar para acontecer.

A semana entre o natal e o ano novo é das mais calmas e reconfortantes do ano. 
Andamos todos mais devagar, metade da cidade de férias, transito de manhã nem vê-lo.
Tenho estado mais perto dos amigos e de mim mesma.Pensado ainda mais.
Parece que tudo corre num ritmo mais calmo e mais sereno. Por contraste, os dias antes do natal cada vez me irritam mais. A correria pelos presentes torna a época uma desenfreada loucura.Oca.

Quanto aos presentes, todos os que recebi, foram simples e encaixam-me.
Os poucos que dei, ás pessoas que me são mesmo muito próximas, encaixaram também.
Importante no meio de tudo isto é saber escolher o momento certo para dar. 
Sim, porque na maioria das vezes o melhor presente do mundo, entregue na altura errada, não faz sequer sentido. Assim, por mais frio e calculista que possa parecer, os presentes a sério devem ter um tempo muito bem pensado.E com os olhos a fervilhar de carinho, mesmo a dizer, Gosto de ti. 

Por exemplo, quando nos damos a alguém, temos de saber marcar o ritmo. 
Perceber que do outro lado, por mais que se queria, ou se anseie pela oferta, nem sempre a vida, a cabeça, ou até o coração estão prontos, ou com tempo, ou com espaço para receber.
Dar, não coisas, mas nós próprios, não é tão simples como parece.
Não basta entregar tudo e dizer: toma lá e aproveita - isto sou eu todo para ti. Não. 
Não é inundar o outro de provas de amor e carinho. Pelo contrário, é ter o esforço, a paciência e a compreensão para saber dar na medida certa do que a outra pessoa pode receber. 
E aí sim, estamos a dar, não tudo, mas o melhor de nós...

Viro então a minha atenção para o novo ano que se aproxima.
Nada de novo.Viramos o calendário, sonhamos com algumas coisas, e logo, logo, caímos novamente nas rotinas.Os grandes objectivos esses, não os perco de vista.
Porque me parecem ser esses os principais e esses já existiam no ano que termina.
Dar-me.Servir quem precisa.Organizar a minha vida a tantos níveis.Viajar.Amar.Rir.Sonhar.
Apaixonar-me pelo mundo. E deixo que o novo ano me surpreenda.Aí reside a magia.
Não entro em resoluções que no fim, nunca são cumpridas.

Acho que chegou a altura de vos desejar um Bom Ano, esperando que todos possam encontrar algum conforto uns nos outros, contra tempos mais duros. Sei que para muitos será mais difícil, este ano que se avizinha,ou por razoes profissionais,ou pessoais, seja pelos aumentos que o governo anuncia,outros voltam a deixar o País...como eu fiz tantas vezes.Mas que possamos usar este tempo para celebrarmos as coisas mais simples, os gestos aparentemente insignificantes e interiores,os pequenos prazeres, o tempo que os outros nos dedicam.Com Amor.Mais e mais Amor.
Eu os primeiros meses,vou estar longe de tudo em trabalho e só no despontar da primavera, regresso em força, mas feliz por saber que em muitos sítios, espalhados pelo mundo, há gente que me estima e a quem quero muito bem, com quem criei laços fortes.
Um ano muito feliz, vos desejo eu. 
De coração.

Sem comentários: