sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mbuna Bay,day 1




































Mbuna Bay...depois de 2 meses de trabalho consecutivo e de dias atribulados, rumei ao meu pequeno paraíso.
Um pedaço de céu, á beira lago plantado.
A última vez que ali estive foi em Setembro do ano passado, com a Benedita.
É sempre diferente estar acompanhado, mas desta vez tenho que confessar que clamava por uns dias longe de tudo e de todos, sem mais nada a importunar-me fosse de que jeito fosse.
Foi simplesmente perfeito.Já o tinha planeado ir de chapa até Metangula, mas a boleia do nosso próprio carro, apareceu na hora certa.
Depois de 120 Km em alcatrão, e mais 17km em picada, cheguei por fim ao meu destino...no qual pensei tantas vezes, quando estive longe.
Depois do almoço, fizemos a habitual visita guiada pela machamba, por todas as partes que fazem parte deste projecto...e já melhoraram a vida de tanta gente, daquelas aldeias vizinhas.Este lugar, não é apenas um hotel, é um local que auxilia muitas famílias, apoiado num ideologia muito particular, onde não se dá tudo, mas ensina-se a lutar por aquilo que se quer.
Antes de Mbuna Bay, existir, a aldeia tinha muito menos coisas...as pessoas viviam pior.Este sonho, trouxe progresso e segurança a estas tribos Nianja, que ali vivem nas margens do lado.
Tudo se harmoniza por ali.A forma como nos recebem, onde nos sentimos em casa...a forma como a nossa mente se liberta de tudo e se concentra apenas no rebentar das ondas, que me trazem a ilusão do Oceano, faltando apenas o cheiro a sal...
A água morna que nos embala, o anoitecer perfeito deitada na rede do meu quarto...onde todas as constelações se podem ler...a lembramça de momentos ali partilhados.
O simples estar.Deixar o sol queimar, sentir a brisa, respirar...acalmar.Este lago tem magia, tem força, tem uma pureza única, onde queremos sempre voltar.
O primeiro dia, terminou com um jantar,interessante, um casal Finlandês a trabalhar por ali, um Holandês que anda em viagem há 2 meses por países Africanos e 2 Suiços, uma delas a criadora deste sonho, chamado Mbuna Bay.E depois Portugal, representado por mim.A conversa fluiu até tarde, ao som de grilos e ondas que não cessam.De tudo se falou, conversas cativantes e profundas, conversas actuais, para pessoas que sabem tê-las e com quem se pode abordar um pouco e tudo.Já sentia falta disto.(Ás vezes vejo-me rodeada de gente limitada a muitos níveis.Gente que parece não querer aprender e não ensina nada.Real.)
Adormeci por fim, com aquele sentimento de paz, embalada pelos sons, cheiros, cores...á minha volta e melhor que tudo,sabendo o que iria encontrar ao acordar, sorrisos, boa energia e azul a perder de vista, por certo.


1 comentário:

Rosa disse...

Fotos lindas,trabalho maravilhoso de um coração abnegado,esquecendo-se de si pensando só nos outros.