quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mbuna Bay...a piece of heaven.



















































Mbuna Bay...
Foi para aqui que fugi 3 dias, com a Benedita, para descansar.
Foi um um fim de semana prolongado, de 4 dias.A necessidade era parar, ouvir, serenar, sair do ambiente de todos os dias.
Embora, adore a minha rotina aqui, é sempre bom tirar um tempo para reflectir, no que já aconteceu, no que já se deu, naquilo que aprendi.E foi tanto.
Partimos de chapa, o que significa entrar numa aventura, nunca antes vivida por nenhuma de nós.
O chapa é o meio de transporte mais comum por aqui.Carrinhas de 16 lugares, mas que pode levar cerca de 30 pessoas, mais as bagagens e tralhas, que passam por animais vivos, caixas de peixe, comida, roupa, palha...tudo o que se pode imaginar.As pessoas vão-se amontoando em cima das coisas e a regra é que há sempre lugar para mais um.Entram, voltam a sair, para-se mais de 20 minutos em cada paragem, para arrumar tudo e segue-se viagem, atenção, a alta velocidade.Ou ao contrário, a velocidade nenhuma, pois os travões não estão afinados.Enfim, temi pela vida, várias vezes...enquanto a Benedita dormia profundamente a viagem toda.
Chegámos por fim a Chipili, onde o Andi, um suíço que vive e trabalha em Mbuna Bay, nos veio esperar, pois até lá eram ainda 7km, sempre em estrada picada.Mas tudo isto valeu a pena, para depois encontrar um autêntico paraíso.Fomos recebidas pelo Staff, que é uma verdadeira família.O conceito, é esse mesmo, uma comunidade que nos recebe, classificada com 5 estrelas nos "Eco Hotels of the World".
Um refresco de maracujá, para a chegada e dois dedos de conversa.Depois de nos acomodarmos, na nossa cabana, fomos almoçar.A comida é sempre, vegetariana.E é deliciosa.Não senti durante 3 dias, a necessidade de comer carne ou peixe.A forma e o cuidado com que nos apresentam cada prato, ainda que mantendo uma simplicidade que me agrada, é surpreendente e original.Muitas das coisas que produzem, são servidas ali.Um mini machamba.
A paisagem e a brisa fresca que corre, deixa-nos desde logo entrar num estado zen...e de total desligar da realidade que se deixou para trás.
Optei por desligar o telemóvel, por andar apenas ao sabor do sol, que ditava os momentos.
Reconhecemos o local, com a ajuda do Andi, que estuda aquela tribo, os Nianja.Fala o dialecto, e contacta com eles.Sabe do passado e do futuro e todos o respeitam ali.
É admirável a dedicação que tem por eles e por este projecto.Uma vida simples, desprovida de luxos e rodeado de uma natureza única.
Mbuna Bay é um cantinho de céu, que se mantém conservado.Respeita todas as regras e oferece-nos um retiro, em todos os sentidos.
Vimos o pôr do sol, apenas quebrado pelo quebrar das ondas deste lago que nos remete para o mar.
Caminhei, pela areia branca e macia, perdida nos meus pensamentos, nas pessoas que amo, que estão longe.Nas pessoas que conheci aqui...e me marcam.Em mim.
Estes momentos são essenciais, para retomar o caminho....e uma praia deserta só para nos espraiarmos.Sol, muito sol, um passeio de barco, para avistar crocodilos, hipopótamos...e peixinhos de mil cores.
Tempo, sobretudo tempo.Despreocupação.Sem horas.
Recordo-me de me sentar muitas vezes na praia e pensar em tudo o que tem sido a minha vida.E dei comigo a sorrir.A sorrir, porque a minha vida tem sido, de uma forma inesperada, aquilo que mais queria que fosse.
Agradeci, pensei no futuro e nos planos que me vão assaltando o pensamento.E por 1000 vezes, me detive no horizonte, de um lago que ao fim do dia fica dourado...
As noites repletas de estrelas, lanternas acesas aqui e ali, uma rede no alpendre para adormecer...e uma paz que nunca vou esquecer.Por noite dormimos 9h a 10h, o que nos permitia acordar, cheias de energia...prontas para um pequeno almoço revigorante.
As cores de Mbuna Bay, ficam marcadas.Mas o que salta á vista a simplicidade que torna tudo tão belo.
Mas ainda tínhamos passado apenas 1 dia...

1 comentário:

Anónimo disse...

Amei sua partilha.
Como é bom a gente se dar...
Como é fascinante quando nos retiramos para nos deixar encontrar.
Mari