segunda-feira, 25 de julho de 2011

A escolinha

























Hoje foi a primeira visita ao local onde vamos trabalhar.
A escolinha situa-se num bairro muito pobre, onde as casas são quase todas palhotas.
Encontrámos os alunos do pré escolar e algumas titias, que estão com eles, bem como as que cozinham.
A escola tem cor.Tem vida, tem aconchego.Encontrei um aluno diferente, com trissomia 21, encontrei muitos pequeninos que de facto possuem os olhos mais brilhantes que alguma vez vi.O sorriso mais contagiante.Assim que pusemos o pé dentro da escola, correram para nós.Agarram mãos e braços e já não nos deixam.São lindos, como não posso descrever.
Conheci a minha sala, e a minha titia, que me vai ajudar a acabar este trimestre, com a turma do 1º ano.Para o próximo ano lectivo, talvez consiga arrancar com o pré escolar, que está apenas entregue ás titias.Há tanto que se pode fazer nestas idades o que os vai preparar para os anos seguintes com mais bases.Sei o que fazer e como fazer, preciso apenas de luz verde.
Hoje depois da visita á escolinha, ainda andamos a conhecer a cidade e fomos comprar capulanas, para fazer calças.As cores eram tantas, que me perdi.Os preços baixos, umas calças custam só (a mão de obra) 4 euros, mais 3 euros o tecido, ficam por 7 euros.Isto em meticais é imenso, mas para nós acaba por compensar.Em Lisboa rondam os 40 euros.
A cidade começa agora a parecer-me mais harmoniosa, e começo a reconhecer ruas, caminhos, pontos de referência.Ponto habitual de passagem é o café Mária, onde servem um café delta delicioso e que me faz sentir em casa.
A Benedita que está aqui há 7 meses, é a nossa guia.Acaba por ser um apoio importante, pois ajuda-nos a integrar e a conhecer, bem como a dissipar alguns receios.Ela está completamente á vontade com tudo e tem um amor a tudo isto enorme e dedicado.É visível.
Tudo aqui corre com muita calma.E essa calma começa a tomar conta de mim muito lentamente.Mas ainda tenho que abrandar muito o ritmo.
Cada vez mais me sinto uma enorme sortuda, por me ser confiada tal missão.Pelos meus olhos poderem tocar e as minhas mãos sujar-se com estes meninos.
Amanhã visitamos a Machamba,(Campo de cultivo, pomares,hortas...) onde trabalham os pais destes meninos.
Um dia de cada vez...sentindo cada momento.


Tenho a fotografia do meu Pai, sempre aqui, colei-a na parede e isso tem sido um ponto de encontro para os momentos antes de adormecer.Conto-lhe, aquilo que ele vê de algum lado, aquilo que ele sabe.E agradeço o que fez em mim, para hoje ser capaz de abraçar tudo isto.

1 comentário:

Cantinho disse...

Minha Ritah és Linda!!!!!
E não me canso de repeti-lo :)))
As tuas palavras são mágicas.....e vão direitinhas ao meu coração, e o tornam tão mais Feliz!!!!!
Agora também eu vou continuar a trabalhar, mais serena, mais Feliz, e pronta a fazer todos os que me rodeiam mais Felizes :)))))) E com o SOL maravilhoso a Brilhar em nossos corações!!!!!! Eu hein ;)