domingo, 19 de junho de 2011

Voluntária Portuguesa, morta em Moçambique






"Maria, estava como voluntária da ALVD na Missão Católica do Alto Molócuè (Zambézia) Moçambique.
Cumpria o seu primeiro ano de voluntariado.
No passado domingo, 12 de Junho, o grupo dos padres com os voluntários foram a Mulevala à ordenação de um sacerdote diocesano do Gurúè. No regresso, e já de noite, a 15 quilómetros da missão do Molócuè, encontraram um camião acidentado no meio da estrada. Pararam. A Maria Arbona com outras duas senhoras foram ver o que se passava. De repente, aparece um carro a alta velocidade que colhe as três senhoras. A mais jovem nada sofreu. Uma irmã religiosa também foi internada, mas teve alta pouco depois. A Maria Arbona ficou muito maltratada. Ontem, 15 de Junho, estava para ser operada. No entanto, teve duas paragens cardíacas, sendo necessária a reanimação. Não foi operada.
Hoje, dia 16 de Junho pelas 17 horas de Lisboa, fomos informados do seu falecimento no hospital de Nampula.
Recordo o seu sorriso que me presenteou quando em Maio estive com ela e o António Ribeiro na missão do Alto Molócuè. Rezemos a Deus por ela e por todos os dehonianos e leigos de Moçambique que estão a sofrer por esta inesperada partida da Maria."



É com muita tristeza que recebo esta notícia.
Porque se mata alguém que dá 1 ano da sua vida á missão?Já foram muitos os missionários mortos, em África.Mas mesmo assim, milhares de pessoas, como eu, continuam a querer abraçar este continente, e a dar a nossa vida por este povo.Qual a razão que leva alguém a querer matar alguém que está ali para ajudar?
Poderia sentir medo, receio,uma vez que falta menos de um mês para partir, mas não sinto, ao invés sinto ainda mais vontade de ir e arriscar.
Afinal a vida é um risco, e morrer é algo eminente a cada segundo que passa.Pode acontecer ao sair da porta de casa, como em Moçambique...
Morrer em missão, seria uma morte feliz, a cumprir um sonho.
Antes assim, do que numa morte anunciada e dolorosa por doença.
Admiro cada vez mais, quem parte e literalmente a sua vida.Como a Maria.

Sem comentários: