quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

1 ANO






São 3 da manhã na Turquia, em Ankara, no meu quarto.
Parece que foi ontem, que te vi pela última vez, que reconheci o teu corpo, que te beijei frio, que te vi entrar na terra para sempre.
O que queria era poder abraçá-lo,neste instante e imagino o que iria dizer, que estou bem,queria ver se está bem,ouvir a sua voz, gargalhada, sentir o cheiro a Pai, que não posso esquecer, nem que durasse um segundo.Queria.
Mas depois penso que ele sabe tudo e vê tudo.Eu é que não.
A pessoa que me ensinou tudo o que sei, a andar, a comer, a sentir, a decidir, bem ou mal, ele fez o seu melhor.E só agora á distância de algum tempo, posso ver o trabalho que fez.Impressionante.Ou eu não seria capaz de ser nada do que sou.E o que sou tem o seu valor na vida de tanta gente.Ás vezes pergunto-me porquê, como?
Tem sido assim todos os dias 10, perco-me me pensamentos, sobre cada detalhe, cada memória, cada momento desse filme.Como uma película, as cenas vão passando diante dos olhos e delas emamam sorrisos ou lágrimas que muitas vezes nem chegam a cair.
Foram 28 anos em que recebi o melhor dos exemplos, tive um PAI que o soube ser na medida certa.
Mesmo que ele não o tenha recebido, ele soube dar.E isso é maravilhoso.
Mentem aqueles que dizem que passado algum tempo se aceita melhor a morte de quem se ama.
Nunca se vai aceitar, a saudade passa a ter um real sentido e a fazer doer, como a fazer sorrir suavemente.
É certo que um ano, é tempo, é certo que num ano eu mudei a minha vida, e a chocalhei de tal forma que muita coisa mudou e porque assim quis, num ano fui mais longe, num ano cumpri o que prometi a mim mesma e a ti também.
Agora mais do que na Roménia, em que saltei literalmente da minha realidade para a outra e as emoções de estar longe não me deram espaço a viver a dor.Agora, com mais calma, neste País que me conquistou, eu páro mais e penso mais, em tudo o que passou, o que tem acontecido e no que desejo para o futuro.

Uma das coisas que me ensinaste foi a lutar sempre pelos meus sonhos e direitos, até ao fim.Como tu mesmo fizeste e com a maior dignidade deste mundo.
Nas últimas palavras que trocámos dizias-me:

" Ajuda sempre os outros, isso é o melhor que tu podes fazer.Eu fico muito contente e tenho muito orgulho naquilo que és e no que fazes pelos outros."

E é inspirada por estas palavras por ti proferidas com emoção, que tenho pautado a minha vida e o meu caminho, as minhas escolhas.
E foi por ti que parti, foi por ti que arrisquei e saí por aí em dias de sol, chuva e neve, sozinha ou acompanhada, cumprindo a minha missão que também te pertence.
Ajudo, transformo lágrimas em sorrisos, acalmo as dores, trago cor e encho o coração de sentimentos doces e macios, para te fazerem companhia.
Só queria dizer-te como estou feliz, porque sei usar esse AMOR, que tu me deste, da melhor forma que pudeste e conseguiste.Como podia eu guardá-lo só para mim e não o espalhar...?
E quem tem um tesouro, não pense que o guarda melhor, fechando-o a 7 chaves, mas só quando o partilha, o faz valer.
E eu quero sempre fazer valer o meu tesouro.É isto que eu quero para sempre.
E ter-te perdido, também me fez ver caminhos e descobrir estradas pelas quais não receio entrar.
Que me guias sei eu.Obrigado por todos os sinais de ti,que me vão fazendo sorrir suavemente e sentir que ainda aí estás.
Cedo demais, partiste tu.Cedo demais.
Quantos sonhos não tinhas ainda?Por isso hei-de cumprir todos os que tenho.
E vejo-os a cumprirem-se a cada dia, vejo-o por mim, vejo-o pelos outros, pelo mundo que me rodeia e que descubro.
Tu sabes, que sempre fui uma miuda feliz.Mesmo na doença eu rejubilava por ver um raio de sol...ou um pedaço de céu azul ou por te ver chegar perto de mim.
Cedo aprendi a dádiva que é a nossa vida.E sabes, que eu a vou viver sempre assim, intensamente e como eu quero.Nunca como os outros querem.
Dizer-te, Obrigado não chega, mas dizer-te que vives em mim...que é de ti que eu dou também, alegria, cor, energia...
Que continuas no mundo, porque eu estou aqui, e sou um pedaço de ti.Um dia vou dizer, que partiste há muitos anos, mas agora digo, que foi ontem, parece que foi ontem.E já nada foi, é,pu será a mesma coisa.
Que orgulho, que honra, que nobreza sinto por ser tua.A tua Ritinha.

Esta noite adormeço assim, vem e abraça-me...como ontem, hoje e sei que para sempre.


Sem comentários: