quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

 About Kapadokia




O tempo tem passado, e eu pouco tenho parado pelo blog.Não é a falta de tempo.
Confesso que a quantidade de coisas que tenho sentido me têm feito sentir que preciso de estar em silêncio, absorver tudo o que vem até mim de uma forma tão bonita e digerir tudo isso.E só depois escrever sobre isto.
Cada vez levo mais tempo para assimilar as minhas vivências.O que por um lado pode ser sinal de maturidade, também pode ser um sinal de que vivo tudo depressa demais.Sempre gostei de parar sobre o que vou vivendo e a melhor forma que encontrei foi escrever sobre isso, ao final de cada dia, ou quando o coração me pede.
Mas a principal razão, talvez seja, o Natal que me faz sentir este silêncio divino e me transporta os pensamentos para longe.Mas disso falarei mais tarde.
Falo agora da maravilhosa semana que passei na Kapadokia, esse lugar encantado que nunca hei-de esquecer.
Aprendi tanto nesta semana, acerca da Turquia e do seu passado, que está muito ligado com o meu, como Cristã.
Aprendi sobre mim mesma e sinto mudanças.Aprendi sobre os outros, que não conhecia e sobre quem conhecia pouco.Libertei todas as energias, dancei como se não houvesse amanhã, ri-me ainda mais, escutei, tomei conta, mergulhei o olhar em paisagens infinitas e nunca antes imaginadas por mim.
A Kapadokia é de uma beleza incrível, mas a vida ali não deve ser fácil, para aqueles que vivem entre rochas escavadas pelos anos e pela erosão, muitas vezes isolados de tudo e rodeados de uma paisagem desértica e árida.
O mais belo de descobrir foi que aquele a quem sigo e amo, andou por ali, com os seus e a primeira igreja católica foi edificada ali, entre rochas e eu estive lá dentro.Os frescos lindíssimos e muito, muito antigos.De todo o mundo os turistas visitam a Kapadokia como algo único no mundo, nada se parece com o que vi.Há algo de mágico na Kapadokia, algo de místico e inebriante.É assim que nos sentimos.
Todos os dias do training foram dentro do hotel, pois a neve lá fora não convidava nem a uma guerra de bolas de neve.O vento era assustador, finalmente na 4a feira, o nosso dia de visita ás cidades circundantes, o tempo melhorou bastante, as temperaturas subiram e a toda a neve derreteu como que por magia.O que nos permitiu um dia muito bem passado.
O grupo era fantástico, cerca de 25 voluntários de todos os cantos da Europa e todos muito interessados no conteúdo do training, só podiam mesmo dar o melhor de si.Foi dos melhores trainings que tive.Pelo entusiasmo, partilha, alegria e sinceridade.
Os treinadores, por coincidência, tinham ambos vivido em Portugal, por longos períodos de tempo o que nos fez ganhar uma proximidade bonita de ser ver, com ambos.
A semana passou a correr e cheia.Há aspectos que ficaram mais claros para mim, sobre a Turquia, sobre o comportamento das pessoas, sobre as regras sociais o que é importante.
Afinal de contas esta cultura vai fazer parte de mim para sempre.É inesquecivel.
Resultado, conheço agora outros voluntários espalhados por toda a Turquia, que encontram as mesmas coisas que eu, que se debatem dia á dia com situações nem sempre facéis, mas que não nem pensam em desistir, dão a volta por cima, encontram as suas soluções e isso é o melhor exemplo de todos, em qualquer momento da nossa vida.Desistir nunca.
Para o ano novo, vamos juntar-nos novamente em Istanbul e aí celebrar este ano novo que se aproxima e que tanto traz em comum ás nossas vidas.
Estou certa que tudo muda a partir daqui, uma vez que descobrimos mais 2 voluntários em Ankara.E outros tantos, que podemos visitar e esperamos que nos visitem.
O que estamos a viver nunca mais se vai repetir, e isso é que nos faz querer estar, ver, sentir e fazer acontecer.
Tudo isto, me deixa quente por dentro.

Sem comentários: