quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Gazi School!






São estes alguns dos rostos que nos acompanham diariamente, 3 dias por semana.Estas crianças são todas saudáveis e de um nível social elevado.Quase todos filhos dos professores universitários da Gazi.Quase todos muito inteligentes e despachados.Mas alguns com falta de Amor e atenção.
O barulho nos corredores é ensurdecedor, pois entre cada aulas têm 10 minutos de intervalo, para correr ali mesmo nos corredores.O único intervalo grande que têm, para correr ao ar livre é depois do almoço, de 1h.
No refeitório os tabuleiros de alumínio, fazem um barulho que nos faz querer comer depressa e sair dali.São imensos.Imensos.Imensos alunos, todos vestidos com a mesma farda, e todos conscientes das regras da escola, que são bastante claras.Todos se levantam na nossa entrada na sala, o que ainda me faz confusão, mas é sinal de respeito.Cedo lhe são incutidas as normas da responsabilidade, de tal forma que todos os dias, um aluno, fica sentado numa carteira cá fora nos corredores e ele, é nesse dia o responsável do corredor, para recados e afins.Quando me deparei com isto, pensei, coitados fizeram alguma e estão de castigo.Pois o ar aborrecido fez-me ler isso.
A nossa missão ali dentro?
Pode parecer simples, mas não é.Como se coloca na cabeça destes meninos (e professores...) que ainda por cima não falam a mesma língua que nós, que é importante, ajudar os outros, não só os que são pobres, que é importante estarem perto dos meninos de todo o mundo, conhecerem as suas realidades.Saberem como vivem...o que fazem.E tudo isto nas aulas em inglês que eles percebem e alguns falam muito bem.A melhor forma foi fazer um power point, que nos apresentasse, acerca de onde vimos, mostrando um mapa da Europa, o nosso mapa, bandeira, comida, música, tradições.
Pela primeira vez aquelas crianças ouviram fado e souberam tantas coisas acerca do que é ser voluntário, fazem perguntas sobre esse País pequenino que se chama Portugal, de onde eu venho, onde nasci, cresci e de onde voei!E para onde hei-de voltar, para terminar os meus dias, olhando o Oceano, saboreando um café.
As perguntas e reacções são fantásticas e ficam curiosos acerca desse continente Europa, que lhes toca ainda um pouco ali para os lados de Istambul.
Pelos corredores, ouço o meu nome, "Ita", pois não conseguem dizer o "Rrrr", e depois dizem "Portuguese Lesson"...
Á medida que o programa da sala vai avançando, nós vamos participando nas aulas e dando a conhecer, como são as coisas noutros lados do mundo. 
Ao longo destes meses, a única coisa que quero é tocar aqueles corações e despertá-los para o mundo em que vivem, na importância de ajudarem...e de serem uns para os outros e se possível viverem mais de Amor, do que do dinheiro.
Eles podem ser 2000, e eu e a Andreia duas pessoas apenas, mas alguma coisa ficará.Só os olhares curiosos e os sorrisos meigos...valem a pena.Só as conversas de hora de almoço com os professores, são enriquecedoras.E pouco a pouco vamos deixando um bom feeling no ar...e muitas ideias estão a nascer na minha cabeça, acerca de actividades ali dentro, naquele mundo!
Sabe bem, acordar e pensar, Gazi School aqui vou eu!
=)

Sem comentários: