domingo, 14 de novembro de 2010


First Saturday in Ankara...
I am in love with Autumn here.





Este foi o primeiro Sábado em Ankara.
Á parte de todos terem ido a casa, para as férias santas, as ruas estão mais vazias e o trânsito diminuiu drasticamente.O nosso dormitório está ás moscas.A chicken tower(dormitório feminino mesmo aqui ao lado do nosso e o nosso ponto de referência) está com as luzes todas apagadas, o que durante a semana é uma torre de luz.
Mas hoje, fomos descobrir mais a cidade, ver outras partes que nos surpreenderam.Bem cuidadas e organizadas.Edifícios muito altos e de estrutura forte, todos edificados por arquitectos Alemães, que Ataturk, o presidente mandou vir para construírem, e assim se fez desta cidade a capital da Turquia.Centro económico e universitário.O que antes era uma vila, criou-se numa cidade com 6 milhões de habitantes, 4 milhões na parte central, e mais 2 milhões á sua volta.
Tudo isto explicado pelo Murat, que conheci hoje, pessoalmente, amigo comum com a Mónica de Bucareste.Foi muito simpático em guiar-nos pela cidade de carro, para visitar o ponto mais alto e conhecer onde ir e como ir.Tudo isto enquanto os seus filhos iam á natação na piscina da universidade.Explicou-nos várias coisas acerca do País e da cidade.O Murat é de Izimir, uma cidade á beira do Mar Mediterrâneo, mas trabalha aqui para o Governo.Vive a 17 km do centro e já nos convidou para ir a sua casa, conhecer a sua família.
Também foi ele que nos desafiou a ir a uma cidade a 1h30 de distância, de comboio, o que andamos a pensar fazer estes dias mais livres.Segundo ele, é das cidades mais bonitas que a Turquia tem.
Vamos ver se nos aventuramos.
As cores desta cidade estão a apaixonar-me, tem imensos espaços verdes e amarelos e vermelhos, só pelas árvores que a pintam de forma tão bonita.
Aqui anoitece ás 16h30.Muito cedo, e por mais que queiramos aproveitar a tarde toda, não conseguimos, porque a temperatura desce um pouco, contrastando com a tarde.
Hoje vagueámos pelas ruas e pelas lojas novamente, cheias de gente jovem.Quase não se vê idosos e adultos, mas sim muitos jovens.
Passámos perto da casa do presidente, que fica mesmo no alto de Ankara, onde a vista fica turva com o Smog, que é muito comum nesta cidade.Existe uma torre gigante onde ainda não subimos.A zona mais alta pareceu-me muito mais rica e cuidada.Conduzir aqui é uma aventura.Não páram, não respeitam.Mas trago o treino da Roménia.
Sinto-me em paz com esta cidade, apesar de ainda ser muito cedo, e de muitas coisas ter para viver por aqui.O dinheiro já estou mais do que adaptada, conheço bem a moeda e sei fazer a inversão em euros, para saber quanto estou a gastar.Amanhã voltamos a encontrar-nos com o Murat, para descobrir mais algumas partes da cidade.É sempre bom ir com quem conhece.E depois vamos sozinhas mais tarde.
Sinto que tudo o que vivi na Roménia, me ajudou a esta integração tão rápida e feliz.
Mas pergunto-me,será que me sentirei em paz com todos os lugares para onde for?Com todas as culturas?Comidas, formas de rezar?Ás vezes penso que sou tão feliz por estar viva, que não me importa o local onde estou, mas sim dar vida e senti-la a pulsar dentro de mim.Assim sendo encontro vida em tudo.E tudo me dá vida.
É bom perceber como reagimos a situações diferentes.
E eu gosto de me ver por aqui.
Muito mais segura, muito mais desprendida do que é "meu", cada vez mais.
Boa noite, até amanhã.

=)

ps.Ainda não começámos o ginásio e a piscina...mas está para breve.
Com almoços destes nem vale a pena.

1 comentário:

Helena Dias disse...

Ola amiga Rita, Tudo bem?Sinto que sim pelo pelo comentário.Gostei muito.Quero agradecer a tua disponibilidade e apoio que deste a todos os momentos que estiveste com a Eva e António, no Encontro de familias em Condeixa.Muito obrigada por tudo e que tudo corra pelo melhor por essas bandas...Um abraço bem forte, da Lena