domingo, 27 de junho de 2010

Romania Development Camp FOND / Covasna






Campo terminado, 3h30 de caminho até Bucareste, deixámos 4 dias de chuva para trás...em Covasna.Plena Transilvânia...uma zona lindíssima, da Roménia.
Foi muito importante para mim, ter participado neste campo.Aprendi imensas coisas, acerca da Roménia e não só, acerca de imensos países, relações entre eles, a forma como se ajudam e contribuem para a ajuda humanitária.Presentes estavam imensas ONG'S, e o muito se falou sobre África.Foram apresentados 2 documentários muito interessantes, ENJOY POVERTY e UGANDA 15.A não perder.Despertam-nos, fazem com que queiramos cada vez mais dar a nossa vida pelos outros.Mas não só as ONG'S deram a cara, neste campo, imensos ministérios e embaixadores, estiveram presentes e muitos deles, pessoas extremamente acessivéis, com quem discuti abertamente de forma informal sobre questões que me intrigam.
E devo dizer-vos que a questão que mais me intrigou, durante todo o campo, foi o local escolhido para o fazer.Muito belo sem dúvida, rodeado de montanhas verdejantes, do som de um rio que corre veloz mesmo ali ao lado, e dentro do hotel o conforto e o luxo são demais, para debater um tema como a pobreza, ou ajuda internacional e mesmo MDG'S.Fiquei estupefacta, e foi mesmo a 1a vez que fiquei alojada num hotel tão exuberante.Foi para mim um grande contraste e muitas vezes, não me senti confortável, não em questões práticas, mas porque todos os dias imensa comida ia para o lixo, porque todos os dias mudavam os quartos e casas de banho...porque tínhamos acesso á piscina, sauna e Jacuzzi.Mas em plenário discutíamos soluções e caminhos para combater a pobreza na Roménia.E ela existe.E bastava sair alguns metros fora do Hotel de sonho, onde nos encontrávamos.
Num dos plenários, ganhei coragem e coloquei essa questão, se para discutir a pobreza, era preciso estar num hotel tão caro...se as pessoas presentes, não se questionavam como eu, e não se sentiam mal?Se não podíamos começar por pequenas coisas como ir para um local mais acessível?As respostas foram positivas, agradeci e sentei-me.No final, muitos foram os que me agradeceram a coragem, de dizer o que todos pensavam mas ninguém dizia.Na Roménia, é uma questão de bem receber os estrangeiros.Dar-lhes o melhor.E aos Romenos que não têm nada, o que damos?
Quem não gosta de estar confortável?Sim, também eu, desfrutei da sauna, do jacuzzi, da piscina, do conforto, uma vez que ali estava.Mas digo, com orgulho, foi a 1a vez que estive numa situação destas e posso perfeitamente viver sem este tipo de coisas.Não me fazem falta, rigorosamente alguma.Passámos bons momentos ali, visto que a chuva não parou um minuto durante quatro dias.Jogámos bowlling, cantámos, dançámos, conversamos profundamente sobre imensos projectos.Encontrei imensas pessoas que falam Português ou já estiveram em Lisboa.De todos os cantos da Europa e Mundo, haviam pessoas, éramos cerca de 80.
E o cansaço por vezes era bastante, pois acordávamos muito cedo.Felizmente, todos ficaram satisfeitos com a nossa participação.Aprendi, partilhei, cresci, criei laços importantes e especiais.Venho mais rica e esclarecida.Sei agora que a Roménia, tem um imenso desejo de mudança, para melhor.E discutir, debater, é importante, para que as acções possam nascer mais tarde.Unir esforços foi o que se procurou fazer.Espero ver resultados um dia.É por isso que aqui estou.Dou o meu pequeno contributo numa cidade gigante que precisa de acções concretas, de mudança, de cor, de vida, de novas ideias.E ideias, depois deste campo não me faltam!
A semana segue dentro de momentos...em Bucareste.
Amanhã o Giom faz anos.E vamos celebrar.

Sem comentários: