sábado, 22 de maio de 2010

Movida Bucuresti!






Esta semana, não consegui escrever tudo o que tinha aqui dentro.Ás vezes por falta de tempo.
Mas gosto de parar de vez em quando e fazer um resumo do que vou sentido, do que já aconteceu até aqui.
Estas fotografias, são um conjunto de vários momentos desta semana, que me fizeram sentir diferentes sentimentos.
Já cheguei quase há 2 meses, e o tempo voa.O projecto está a andar e em fase de arranque, contando que o primeiro mês foi para nos adaptarmos e conhecermos a cultura local.
Agora, que temos algumas bases, podemos fazer mais e melhor.As aulas de língua continuam e são divertidas.Começo a poder fazer frases e a compreender palavras essenciais que nos facilitam o dia á dia!
As ideias para o projecto, não param de nascer, mas agora focamo-nos no dia de África que vai acontecer a 25 de Maio e vamos fazer uma acção de rua, pelos locais mais movimentados da cidade.
Celebramos este dia também a 27 e 28 de Maio no Green Hours, um café num espaço aberto, onde podemos mais facilmente falar com as pessoas...e explicar as nossas razões em celebrar este dia.Afinal África é o continente que mais sofre em todo o mundo, onde falta quase tudo.Estamos unidos apesar de tudo.
Começo também a encontrar os meus locais em Bucareste, onde gosto de estar, onde me sinto bem, um deles é a Orange Store, onde me sinto em casa, onde temos sofás, e uma montra gigante separa-nos do trânsito lá fora, da agitação.É como se ali nos sentissemos seguros e protegidos e pudessemos olhar o mundo de dentro para fora.
As visitas á escola nº 5, são sempre uma animação e eles esperam por nós com ansiedade.Temos sempre algo novo e eles também!Vou sentir saudades daquela escola, porque as aulas aqui acabam em Junho e eles vão para férias.Por isso parte do nosso projecto é implementado nesta turma.
Eles são muito especiais.Mesmo alunos de outras turmas, já nos conhecem e ficam felizes quando nos vêm chegar.Já oiço gritar o meu nome.Depois perco-me em pequenas magias, com eles.É fácil que aconteça.
Esta semana também fomos convidados para dar um testemunho para a Agência Nacional Romena, de voluntariado.Estivemos á conversa com algumas organizações que vão receber voluntários em EVS em breve e estão a aprender como fazer e o que fazer.O seminário teve lugar num hotel de 5 estrelas, no centro de Bucareste o que para mim foi um contraste, porque se falamos de voluntariado, falamos de simplicidade.Mas foi interessante partilhar o que sentimos com esta curta mas intensa experiência.Uma das organizações presentes, da Turquia, convidou-me para fazer um projecto com eles, de 6 meses, a começar em Outubro, Novembro.O projecto tem lugar numa Universidade e é repleto de experiências interessantes.Fiquei a pensar nisso.Vamos ver.Porque não?Todos os caminhos estão abertos para mim neste momento.E posso ir para qualquer lugar do Mundo.Sinto-me livre para o fazer.
Depois há toda uma alma em Bucareste que me encanta, esta mistura, esta desorganização, este jeito de ser dos Romenos.O tráfico, as flores que se vendem dia e noite a cada esquina, as pessoas mais velhas que têm uma marca inconfundível para mim, o sabor dos folhados quentes em todo lado, os cabos pendurados sem ordem...o arrancar do eléctrico, e toda esta movida, tão única.
E porque é uma cidade diferente e não turística eu gosto dela assim.


Bom fim de semana.

Sem comentários: