terça-feira, 6 de abril de 2010

Um até já...



E a um dia de partir...não tenho parado.Tanta coisa, me povoa o pensamento.
Estou de braços abertos...para o futuro.
No ano em que decidi partir para longe, faço vinte e nove anos e perdi o meu Pai, acho que tenho já alguma autoridade para falar sobre o crescimento. E sei que ele não é medido pelo número de casamentos, responsabilidades profissionais ou aumento da prole. Durante muito tempo recusei-me a crescer, ou pensava eu.
Mas cresci.A vida encarregou-se disso e muito bem.
Não cresci como estava pré-estabelecido, não como se esperava de mim, não como via os outros crescerem e fiquei pensando que talvez isso não me estivesse destinado.

Não me casei, não me tornei amarga e cinzenta, quis criar os meus próprios rituais. Não engravidei, não chegava cedo a casa e não respeitava os ideais do mundo . Não tinha um relacionamento longo e feliz que me prendesse os movimentos, porque sempre presei a liberdade.(aliás, sempre fui exímia a escolher as pessoas mais erradas), não me tinha tornado numa dona de casa exemplar e continuava a não querer crescer. Mas a verdade é que toda essa viagem, todo esse trajecto de aprendizagem em  aprendizagem, todos os dias em que fiz algo belo e ouvia o eco dos meus próprios pensamentos me estavam a transformar radicalmente, para melhor. Já tinha deixado de estar conformada para estar apenas decidida com a ideia determinista que uma vida anormal, e essa sim era para mim. E via os meus amigos a casarem e a terem filhos e a mudarem de casa e a investirem no seu futuro e eu nada, nicles, continuava no meu mundo, Utópico  e activista, sonhadora e empenhada nas causas sociais, que me apaixonam.Nasci para isso e hoje sei disso.Vou atrás disso.Sempre.

Aquilo que me fez crescer foi eu desejar o melhor para mim. Foi começar a pensar se era assim que eu queria continuar ou tornar-me daquelas pessoas que não são ilhas mas antes icebergues à deriva, incapazes de controlar o seu rumo e prestes a chocarem contra a costa. Foi começar a perceber que eu podia efectivamente mudar a minha vida, eu é que tinha o poder de alterar as coisas, de me envolver em actividades que me davam prazer, de abrir-me mais ao Mundo. E quando fiz isso, quando resolvi que quem manda aqui sou eu e dei esse metafórico murro na mesa, cresci. A questão não é ter dinheiro, nem é ter status nem sequer é encontrar quem nos preencha: é mudarmos a nossa vida com as nossas mãos, sem esperar que nos ajudem, nos aconselhem, nos incentivem. 
Tudo o resto muda a partir daí. Crescer é ter a vida em marcha, é perguntar a nós mesmos se é isto que queremos, é não ter medo de admitir que fizemos mal. E para este crescimento não são precisos aumentos nem viagens nem apartamentos novos. É só não acreditarmos que fomos destinados a ser um falhanço, especialmente quando há sempre algumas pessoas a quererem provar-nos o contrário.

E crescer é não recusar desafios. Se vêm aí 6 meses longe no desconhecido, não há melhor coisa a fazer que desejá-lo como loucos e sonhar com o dia em que o vamos mudar o meio onde nos envolvemos. Mesmo sabendo das dificuldades que aí vêm e das saudadese de todas as vezes em que não as poderemos matar. 
Crescer também é abraçar aquilo que a vida nos dá e usá-lo o melhor que podemos. Quem se preocupa com a idade que tem? quando, por dentro, ainda nos sentimos com os saudosos dezoito? Mesmo que o corpo já não o confirme... ;)
Daqui a um dia, parto...Feliz. 
O meu pai...ia gostar de ver-me partir, assim.
De uma forma ou de outra ele vai ver e celebrar comigo.
Não é Pai?


P.s.Ainda por cima, hoje tive uma surpresa da Renata,entrei em casa dela para jantar e despedir-me dos pais, entrei no seu quarto para pousar a mala e quando olhei , estava ali sentada e a sorrir!! e é ela que me vai deixar no aeroporto ás 5h da manhã...e ver-me partir.
Despedi-me de toda a gente que Amo...de forma mágica.Agora só faltam acabar as malas e voar!


3 comentários:

silvia disse...

Assino!

Sara Trofa disse...

Gosto de ver em ti toda essa felicidade de partir...
Sempre te conheci como uma menina feliz...
Espero voltar a ver te ca em casa na TROFA com todos nos quando voltares.. Boa viagem tudo de bom...
beijinhos Sara

Ana Paulo Santos disse...

de toda a gente, não!!! Envia-me a tua morada, que quero enviar-te algo para andar contigo... :) força e aproveita muito. Estás talhada para viver e sei que vão ganhar muito contigo na Roménia! Beijos grandes*