Bucareste
Passaram 4 dias desde que cheguei.
Ontem dia 10, passaram 2 meses sobre a morte do meu Pai.Parece que passou uma eternidade.
Tive um dia demasiado preenchido, básicamente, não parámos.De metro em metro, de autocarro em autocarro, temos um passe geral, que nos permite andar em tudo e em todo o lado.
Foi um bom dia, mas estamos naquela fase em que tudo é novidade, todos aqui nos querem conhecer...há imensos locais que queremos conhecer...e por dia, rondamos as 200 fotos, cada um.No final de 6 meses, serão milhões de fotos, vezes 6.
Estes 6 rostos são a minha nova família.É com eles que tenho de contar, partilhar e viver.
Tem sido uma experiência interessante...todos muito diferentes uns dos outros, mas igualmente abertos a aceitar a diferença de cada um.Estou a adorar esta experiência que ainda agora começou.
Deitamo-nos sempre tarde, porque há sempre algo a dizer...e para partilhar.Temos um café, onde já conheci algumas pessoas, muito perto de casa e muito agradável.Já passei bons momentos ali...e penso que vai ser o nosso cantinho.Passam boa música, como Bob Marley!
Bucareste, está a encantar-me definitivamente e aquilo que ao inicío me assustou, agora começa a ser belo aos meus olhos.Há muita pobreza sim, muito descuido com tudo...mas as pessoas, falam pelo rosto que têm.As mais velhas um rosto sofrido e as mais novas um rosto que traz esperança.Este povo sofreu muito, com o comunismo...e essas marcas, não se podem apagar assim.Quem me dera, mas não posso fazê-lo.Apesar disso, sorrio para elas e elas também me sorriem.
Ainda estou a aprender a trabalhar com o dinheiro e é ainda lento esse processo.A primeira ida ás compras juntos, foi interessante.Só rir!
A língua é outro ponto que ainda não dominamos.Mas a seu tempo, tudo irá chegar ao ponto que queremos e precisamos.E daqui a um mês, espero ter reunido as condições para começar a ajudar estas pessoas.Ainda iremos 5 dias para as montanhas, com voluntários de todo o País, para um encontro de preparação nacional.
Há muitas igrejas por todo o lado, Ortodoxas, ainda não entrei em nenhuma, mas irei fazê-lo.Um Voluntário da Art Fusion, convidou-me para ir a um culto com ele, que é ortodoxo cristão, um destes dias...e irei.Mas preciso descobrir uma igreja católica.Todas as noites tenho escutado o Passo a rezar e isso tem sido uma força e será sempre!
Aqui é tudo muito diferente.E estas diferenças são boas de descobrir.
Perto do nosso bloco de apartamentos existe um monte de lixo, cercado por rede, que pensei ser um depósito...mas afinal é uma casa onde vivem 6 pessoas...uma barraca feita de lixo.Não me irei embora daqui, sem fazar algo por aquela velhota que vive no meio do lixo e nos olha como se estivesse num mundo á parte.Não a poderei tirar dali é claro, mas poderei falar com ela...quem sabe um bocadinho todos os dias.E tento olhar para o que é possivel e não para o impossivel.
A parte bonita e verde da cidade, também a conhecemos ontem, é maravilhosa...visitamos o Village museum...com casas típicas de toda a Roménia.Porque descubro agora, que a Roménia não é uma cultura apenas, mas muitas culturas.Estivemos também, num festival de ciganos Romenos, onde vimos a alegria das crianças e a festa que fazem...a comida, os costumes.
Á noite, fomos a uma discoteca, a primeira que conheci.Dancei como se não houvesse amanhã e hoje foi um dia para relaxar e ficar em casa, arrumar alguma bagagem, sentar-me aqui, junto da janela do meu quarto onde vejo as árvores, oiço os miudos que jogam á bola lá em baixo, oiço os pássaros e escrever este texto, onde poderia dizer muito mais coisas.Tenho tido pouco tempo para escrever.Porque em 4 dias vivi e senti, coisas inexplicáveis, que apenas vivendo se pode entender.Só posso dizer, que sairei daqui muito mais rica como pessoa.
Estou tão feliz.
1 comentário:
Ai minha rica menina que vontade de fazer as malas e ir pra aí agora...jáaaaaaa.....
Mas sei que o meu dia vai chegar....tenho dar tempo ao tempo...tenho que crescer mais um pouco... Mas fico muito feliz por sentir tudo isto contigo...quando cehgares acho que vou ficar horas a deliciar-me com a tua alma mais rica...
bjs aquele abraço
adoro te
Enviar um comentário