quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010



Pai.
 



Estou ainda meio perdida, com esta decisão.
Amanhã, o meu Pai vai ao bloco operatório, tentar solucionar o problema de não conseguir comer.
Há uma obstrução, enorme,(tumores) que pretendem cortar e assim permitir que a função digestiva seja reposta.Eu nem sabia que operavam doentes nestas condições.Mas ou isto ou morrerá de fome.Foram muito claros.A sonda, nada resolve, pois a comida não fica no estômago.
No entanto os riscos são imensos, mais do que a possibilidade de tudo correr bem.Mesmo assim o meu pai decidiu, que queria ir.E só ele pode saber o desespero em que se encontra, e as dores que tem.Ainda que lhe tivesse dado a minha opinião, e tivesse alertado para todas as implicações...eu não sei se iria.
Os riscos, é não sair com vida da operação, pois está sem sangue suficiente, sem defesas e não come faz tempo...o organismo pode não aguentar.E depois é toda uma recuperação pós-operatória, que custa, ainda mais no caso dele.
Mas se aguentar, terá mais alguns dias pela frente, em que pode comer.Ainda que nada possa travar o agravamento das metástases, que já são imensas.
O meu pai, é muito forte, tem aguentado tanta coisa, que eu já nem sei, tantos internamentos, diagnósticos pouco animadores, dores, exames, dias a fio sem comer ou beber, dias no corredor das urgências sem camas vagas para subir.E toda a solidão de se estar assim, num quarto de hospital vendo os outros partir, sabendo que um dia também chegará a sua vez.Mas ele luta, dando-me assim um exemplo que eu já possuo e enalteço.Luta-se até ao fim, pela vida.
Eu não sei explicar, como aguenta?... mas daquela fibra eu também tenho.E é isso que nos vai permitindo aguentar dias e horas de tanta incerteza e medo...a vontade dele, e a nossa.
Numa mescla de fé, amor, entrega e muita paciência.
Amanhã vou passar o dia por lá, com o coração apertado, como tantas vezes tive.
Por hoje, rezo.

3 comentários:

Ana Cardoso disse...

Um grande beijinho de força e coragem para os dois.
Ana

mila disse...

Embora caladinha, mas passo sempre por aqui. As palavras valem o que valem, mas nestas coisas valem muito pouco.
Hoje só me apetece dar-te um ABRAÇO!!!

Magui disse...

Um beijinho grande...

Rezo por vós...

Magui