quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O 1º dia de 2010, longo, cheio e feliz.De poznan a Lyon.







O 1º dia do ano, foi para mim, tão cheio de diferentes emoções...que nem sei por onde começar.
Teve a surpresa das tradições Polacas,alegria pela casa, pelas ruas, dentro de nós pelo dia em si e por tudo o que tinhamos vivido ali, gratidão por tudo o que nesta familía nos deram, sem nos conhecerem de lado nenhum, agitação para chegar a horas a todos os compromissos, uma alegria universal em desejar bom ano em todas as línguas e a toda a gente, que se abraçava sem mais porquês,o sabor da despedida.Ver a Polónia a ficar para trás, metro a metro, Km a Km.Tudo isto num só dia.

Lembro-me de acordar e sentir o cheiro a comida, que vinha do forno...e sentir a agitação pela casa...enquanto nós descansávamos um pouco mais, dos dias do encontro.Quando me levantei, e afastei a cortina, deparei-me com um cenário maravilhoso, a neve cobria a cidade...tinha nevado, toda a noite.Deixei-me ficar por uns minutos a comtemplar aquela imagem.Logo a seguir, vi em cima da mesa, um desenho com o meu nome...guardei-o e sorri.

Depois da missa de ano novo, foram as despedidas, pois nesse mesmo dia pela noite, partiriamos para Portugal.As despedidas do encontro, nunca são verdadeiras despedidas, pois sabemos á partida que nos voltaremos a encontrar em Taizé, ou num próximo encontro...e essa confiança, torna tudo mais leve, embora algumas pessoas, marquem de forma mais profunda, pelo testemunho que nos passam.
O almoço, foi o momento mais forte da nossa estadia em casa da Família.Perceber as suas tradições e costumes...o que os une e alegra, o que os marca de bom e de mau, e poder fazer parte disso tudo, por momentos é especial.Durante o almoço, oferecemos coisas de Portugal, Vinho do Porto, cd's de Amália, frutos secos.Em retribuição eles fizeram-nos beber Vodka, com 40% de alcool,eu ia morrendo queimada, fiz uma cara que deve ter metido muita graça, pois todos se riram imenso, não sei como aguentam? No fim de almoço, a parte mais dura, despedir-me de todos, deixar aquela casa...e aquele menino de 10 anos, que nos acolheu pela primeira vez, com olhos brilhantes.Excusado será dizer, que todos desceram para nos acompanhar e tivemos direito a uma música de despedida, ao som de corneta.Não contive as lágrimas, que hoje são sorrisos, quando penso no carinho que recebi e que pude dar.
A tarde seguiu, com um testemunho que me pediram, para os Portugueses, acerca da minha experiência com a adversidade.Pouca ou muita, boa ou má, é a minha.E foi isso que partilhei.
Seguimos para o nosso trabalho, a distribuição das refeições, que foi neste primeiro dia do ano ainda mais especial.
A oração da noite, a última para nós, foi forte.Muitas coisas no coração, desejos e projectos para o novo Ano,e estou certa, que terei a força suficiente para os alcançar.
E a hora de partir, estava mesmo a chegar, 22h, o autocarro, partia.Pelo meio do gelo, carregamos as nossas malas e em menos de nada, tinhamos voltado aos Km que ficam para trás.
Os primeiros instantes, senão horas, depois de me acomodar e arrumar tudo, foram de silêncio.Era assim que queria estar, a sós com os meus pensamentos, apercebendo-me de tudo o que tinha tocado estes dias.Soube-me bem.Depois, sim, foi tempo para rever todos os outros, saber as suas histórias e experiências.A viagem, de uma noite e meio dia até Lyon, foi cansativa, mas a força com que se sai de um encontro, ajuda-nos, neste ou em qualquer caminho.
É essa força que procuro agora , manter e transmitir.Tarefa muito difícil, mas não impossivel.
Boa caminhada.













Lyon 2 de Janeiro


1 comentário:

Ana Cardoso disse...

Que sorte...
Ai que saudades que eu tenho deste ambiente de Taizé!!!!!!
Já foi há 6 anos (ah) que estive me Lisboa ... ai...
Tenho a certeza que foram momentos únicos os que viveste.
Desejo um excelente 2010.
Bjs
Ana