terça-feira, 3 de fevereiro de 2009



Trabalho em Equipa







No sábado á tarde tivemos mais um tempo de formação, desta vez na casa de saúde do Telhal.
O caminho para lá, foi uma aventura, e ainda chegámos bem a tempo de começar uma actividade que em tudo me surpreendeu e ensinou.
O tema proposto foi, trabalho em equipa.E actividade seria fazer um bolo de bolacha, com um utente da casa.Um bolo, fácil e sem necessidade de forno.
Para isso, foi-nos proposto que formassemos 3 equipas, onde em cada uma estaria um utente.


A minha equipa era a Catarrina e o F.
E foi uma grande equipa.
De aventais postos, ingredientes na mesa e ultensílios, assim começamos a elaborar o nosso bolo.
E digo-vos, foi uma actividade muito interessante, pois o nosso creme nao ficava homogéneo e ali ficámos a bater infinitamente, mas sempre os 3.A nossa mesa, era sujidade a saltar por fora, mas isso não importava nada pois a boa disposição era mais forte.
Cada etapa era feita pelos 3, e de forma bem animada.














Mesmo cometendo alguns erros como molhar as bolachas no café todas de uma vez, o que deu papa de bolacha, o bolo saiu muito bem...e fazê-lo em equipa, foi melhor ainda.









O F. foi um grande companheiro, deu-nos a força dos seus braços, para o creme que não queria ficar macio, e estava sempre a dizer que o bolo já estava feito e pronto a comer...
A catarrrina só se ria, e eu lá sujava a mesa.









Este foi o resultado, do nosso bolo.Nada mau, um bolo de bolacha achocolatado, em forma de coração.




Este era o bolo da equipa da Elsa Rute.Muito bom também.


E por fim o bolo da equipa do Carlos, uma flor bem saborosa.
Depois acompanhados de um chá, lanchámos juntos e podemos rir das nossas técnicas e soluções para resolver os acidentes e aprender que para a próxima faremos ainda melhor.
Aqui não interessou tanto o bolo mais bonito, ou melhor e o tempo que levou a ficar pronto, mas sim o trabalho em equipa, e o saber respeitar o ritmo de cada um.



Mais ao fim da tarde a Daniela, deu-nos uma parte mais teórica da formação, acerca do trabalhar em equipa.
A importância da Comunicação que nos une aos outros, e nos possibilita trocar sentimentos, que em tudo são diferentes das emoções.
Um conflito não tem que ser negativo, desde que seja bem gerido.Para isso é preciso cooperar, interagir e ver assim os resultados da equipa.
É possivel trabalhar em equipa, com pontos de vista diferentes, para isso basta, saber ouvir, admitir, colaborar e entender.Isso levar-nos-á a resultados, como uma decisão mais eficaz, a divisão de tarefas, laços de amizade e segurança...lembrando sempre que aquilo que passamos para o exterior é uma mensagem de coesão.
E quando há coesão, há também uma moral mais elevada,alegria,vontade.

Desta tarde ficam os afectos, que ali sem dúvida marcam.Pela sua pureza.Um amigo é um amigo e ponto final.











E aqui os 4, de sempre, (faltando a Margarida), juntinhos, quentinhos e amiguinhos depois de uma luta de panos da loiça e aventais na cozinha.
Nunca tal tinha visto.



















Sim este grupo é cada vez mais uma Equipa.
Passo a passo.
Juntos.




2 comentários:

Anónimo disse...

Olá! Por favor não te esqueças de partilhar... mais logo!
Abração...

Anónimo disse...

Olá, minha querida e adorada Ritinha! Bom dia! Estou-te muito grato por mais esta tão agradável partilha! Muto bigada! Please stay in touch! 1 abraço...