domingo, 15 de fevereiro de 2009





Eneagrama



13,14 e 15 de Fevereiro, Telhal

















Explicação científica:








O Eneagrama (do grego Ennea = nove e grammos = figura ou desenho) é um antigo sistema de sabedoria, criado há cerca de 2500 anos (autores situam sua origem entre 3.500 e 2.000 anos atrás), provavelmente no Egipto. Seu conhecimento foi mantido sigiloso durante muitos séculos.
Este sistema descreve a queda e a ascensão possível da consciência humana, segundo nove padrões. Mais especificamente, descreve como, segundo nove padrões, a perda de Virtudes humanas gera paixões ou vícios emocionais; como a perda de Idéias Superiores cria fixações mentais; e como a perda do Instinto Puro leva à construção de estratégias instintivas de sobrevivência em três âmbitos: auto-preservação, social e sexual (chamados de subtipos ou variantes instintivas, conforme o autor). De acordo com o eneagrama, todos nós temos um pouco de cada uma delas, de acordo com a situação. Entretanto, cada um de nós escolheu e desenvolveu uma delas como Raíz ou espada.


Assim sendo,cada pessoa, pode possuir traços dos nove pontos do Eneagrama, mas possui apenas um Tipo, que não muda. Existe, entretanto, evolução dentro de cada Tipo, nos seus diferentes níveis de desenvolvimento e consciência.



Os 9 tipos




Tipo 1 - Perfeccionista e exigente
Tipo 2 - Amigável e orgulhoso
Tipo 3 - Egoísta e mentiroso
Tipo 4 - Insatisfeito e emotivo (uns salpicos)
Tipo 5 - Observador e estrategista
Tipo 6 - Cuidadoso e medroso
Tipo 7 - Feliz e otimista (Eu raíz)
Tipo 8 - Desafiador e autoritário (a minha asa)
Tipo 9 - Preguiçoso e pacifista








Muitas pessoas que conhecem o Eneagrama concluem que ele é um sistema altamente profundo e preciso na descrição de comportamentos humanos. Mais do que uma tipologia, o Eneagrama é um mapa que mostra caminhos possíveis da evolução de nossa consciência, ou seja, da superação da paixão e da fixação do nosso tipo no Eneagrama.

Não há números melhores, nem piores, todos se complementam entre si e essa é a riqueza.













Explicação pela minha cabeça (e coração)









Entro em casa, deixando cair no hall os sacos e as malas.

Em cima da arca do corredor, uma flor nova, bela, num vaso,que soube então ter sido o meu pai a oferecer á minha mãe pelo dia dos namorados.Fica bem ali.
Na mesa da sala, um bolo de amêndoa á minha espera, que a minha mãe fez para ele.
Que melhor forma podia ter, de regressar a casa, depois de tudo o que vivi, este fim de semana?
Em traços gerais, descrevo-lhes anciosamente o que vivi, aprendi, experienciei.
Mas depressa sinto, que não consigo explicar facilmente, aquilo que deve ser vivido.E portanto, remeti-me ao calor do meu quarto, para olhar há uns anos atrás, e ver que na altura, não regressei do Eneagrama desta forma, com o coração a arder e com as certezas que trago.

Foram dias, para pensar,"responder-me" com verdade, para me dar, para sorrir e rir á gargalhada, para ser mais ou menos profunda,consoante as pessoas e os momentos, para apanhar sol e caminhar, abraçar a diferença, reviver e descobrir.E por isto, Estar com Deus.

A alegria foi uma constante, assim como o sol nas janelas e nos olhares, de alguns que como eu, aceitaram este desafio.

Foi bom, estar em grupo, foi bom perceber melhor o outro e a razão de ele ser assim, foi bom perceber aquilo que sou, mas principalmente aquilo que não sou.Os meus erros e a forma de os superar.

Comparando as mudanças, de há quase 10 anos atrás,mantenho a minha raíz alegre e optimista, mas gulosa e agressiva.

Sou um 7, o animal Macaco quando desintegro e Borboleta quando integrada.

Constato que a vida não hesita em moldar-nos,(e faz bem,porque evoluimos) em nos defenir, ela adoça-nos ou azeda-nos, mas tudo depende da nossa atitude.



Sei, que há coisas a fermentar aqui dentro e que só com o passar dos dias, elas vão desabrochar, porque (quase) nada do que se vive tem efeito imediato em nós.

Sem dúvida uma ferramenta, importante, para o caminho, que quis ir rebuscar, nessa caixa, onde eu já não mexia, fazia tempo.







BOA SEMANA

1 comentário:

Anónimo disse...

Querida Ritinha, muito obrigada por seres como és... e por espalhares tanta alegria e calor à tua volta e por onde passas...!
Boa semana para ti também...Abraço