quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A nossa Paróquia acolhimento
Sante Famille / Holy Family
Brussels







E foi assim que no dia 29 de manhã, depois de visitar o frio de Paris e Amesterdão, com 2 noites de autocarro, chegámos á tão esperada paróquia de acolhimento.Como quem diz, a casa.Porque é isso que se sente, de mapa na mão, á procura daquela que será a nossa casa.








Este sorriso era o meu, no dia em que cheguei, ao entrar, alguém com uma máquina "disparava" sobre os rostos, um sorriso que julguei que fosse traduzir o cansaço, dos dias de viagem, mas enganei-me.
Agora vejo que estava tão feliz por chegar, por ser acolhida, por poder partilhar experiências...que o brilho nos olhos é isso que diz.
























Encontrei, uma paróquia onde a maioria eram idosos, mas que nos receberam de braços abertos, sempre disponivéis e com waffles quentinhos ou não estivessemos na Bélgica.
























Depois conheci a Luisa e o Joel, dois rostos de Portugal a viver em Bruxelas, que me marcaram, pela sua entrega e serviço...
A Luísa é a responsável da paróquia, aquela pessoa que se tornou a nossa referência ali.
E só assim um á parte (ela é também a secretária do Sr.Durão Barroso...)
Aquela zona, onde se situava a paróquia era também uma espécie de bairro europeu, onde viviam os funcionários da união europeia.

















E este é o grupo dos Portugueses acolhidos nesta paróquia, 10 ao todo, e que também viveram na mesma casa, durante o encontro.










As orações da manhã eram sempre um momento alto do dia, em que os 140 jovens acolhidos se reuniam, para começar mais um dia de encontro e dali seguir para um dia cheio e repleto de surpresas.







As bandeiras de todos os países presentes, estavam dispostas na parede...as nacionalidades presentes eram, Portugal, Espanha, França, Lituânia, Eslóvénia, China, Polónia, Reino Unido, Suiça, Letónia e Hungria.
Uma palete de cores, rostos, formas de estar, culturas...que se misturou nestes dias e de onde ficaram laços que vale a pena recordar.



Aqui ficam alguns rostos que me marcaram...que não esqueço, que me transmitiram Deus.






Helena from Spain, Barcelona, (oh si si claro, los espanholes, cumbayá my lord ahahah)
A Helena de 2 m de altura e de uma energia que não acabava mais...



From Lithuânia...



Este Padre era fantástico!







From China...XiXi!
Era apenas uma a representar a China, vive na Alemanha, e toda a gente a tratava por Xixi, porque ninguém sabia ao certo como pronunciar o verdadeiro nome.Pequenina e sempre de sorriso no rosto, era uma castiça.




A noite da passagem de ano foi, especial, numa vigília pelas nações em que as 00h, foram passadas em silêncio, e depois a grande explosão...de alegria, onde todos se abraçaram e independentemente da religião e origem, se uniram numa causa comum, a paz e a confiança sobre a terra.


Depois veio a festa das nações, onde cada País, apresentou algo tradicional da sua cultura...
Aqui vemos os Tugas a cantar a casa Portuguesa...e depois houve uma tentativa de dançar...mas que nao chegou a ser...dança.lol.

O grupo, dos 140, que ficaram acolhidos nesta paróquia, no dia da partida,onde houve algumas lágrimas, e aqueles que passaram meses a preparar o encontro, com todo o empenho, viam agora a igreja vazia...novamente.
Mas a nossa presença, lá permanece.




Thanks, to all the people...in the Holy family Church!






Agora, resta a esperança que nos voltaremos a encontrar em Taizé, ou quem sabe num outro encontro europeu.
Esta é para mim uma família que não acaba, que se reencontra sempre...que se alarga casa vez mais.Onde tudo é possivel.


1 comentário:

Anónimo disse...

Uma partilha maravilhosa,
que esperança nos traz!
E assim acontece...
Com tudo o que a Ritinha faz!

Abraço apertado.