sábado, 25 de outubro de 2008

Um dia n0 Alentejo...

Ontem, assim que aqui cheguei, senti aquela quietude,que só o alentejo nos dá.
O meu Pai tinha vindo de manhã...e eu saí de Lisboa eram 18h, cheguei ás 21h.
Mal percorro a rua até casa dos meus tios, que já me esperavam, sinto o cheiro a pão e a bolos, tal como o cheiro das lareiras acesas, pois por aqui á noite o frio já aperta.
Entro em casa e o jantar ainda me espera na mesa.Outros sabores...
Posso-vos dizer que o meu Pai, estava com o olhar iluminado, de uma felicidade, ele adora isto, a tarde já a tinha passado na fazenda do meu tio, a apanhar algumas azeitonas, e a apanhar aquele ar que só o campo oferece.Ficou feliz de me ver e eu a ele.Não o dissemos, mas foi o "Já cá estamos!"
(Vista do castelo junto á barragem...)
Mas, desenganem-se aqueles que pensam que o alentejo é o local mais lento, onde nada se passa...

Um dia aqui rende e muito.
Ora bem, hoje acordei a meio da manhã, com aquela paz...um pequeno almoço sem ser a correr, e o sol a entrar por todos os lados...
Mas os meus primos já tinham feito imensas coisas, tinham ido ao mercado, já tinham andando a varrer o quintal, a regar as plantas, e o almoço não demorou a sair...ás 13h, almoçámos, e ás 14h30 estávamos a sair para ir beber café em Monsaraz, mas pelo caminho, desviámos e acabámos a beber café em frente ao alqueva, na marina da Amieira, um local agradável, recente, onde os barcos chegam e partem, das voltas por este imenso lago artificial...que trouxe vida e cor a este alentejo, quente e dourado.

(Imenso lago artificial do Alqueva...)

Dali, seguimos para Reguengos, ás compras, e tudo com calma.Chegámos a casa e depois de uma breve passagem pelo cabeleireiro,(foi mesmo breve, em 20 minutos, lavaram e arranjaram o cabelo á mimnha prima,lol), eu fiquei a olhar como imaginam, no meu cabelo não há muito a fazer...fomos até casa dos meus tios, mas o meu Pai e o meu tio, já tinham saído para a fazenda, parámos o carro junto ao portão, e já podia avistar o meu pai dentro do casão do monte, sentado na soleira da porta, com o chapéu na cabeça, com o ar mais feliz do mundo...ele no seu mundo.Deu-me tanto gosto vê-lo ali, depois de o ter visto preso a uma cama, sem sol, sem ar puro...
Pela fazenda andava o meu tio, nas vinhas, ou de volta das oliveiras...lá ao fundo, com o seu chapéu branco.
Dali vi o pôr do sol,respirei o entardecer sem fim, de braços abertos ao horizonte, depois de um dia ameno, em que pensamos, que só gostariamos de partilhar com todos aqueles que amamos, momentos assim.
E foi isso que vim cá fazer, aperceber-me das pequenas coisas, das coisas que caracterizam um povo, o meu pai e também a mim.
Aqui sinto-me em casa, uma imensa casa que nos acolhe...de tantas formas.
Seguimos para jantar, onde as conversas voam entre gargalhadas e ficar á mesa é um acto cultural, também...o meu pai recordava episódiosde antigamente, pessoas, lugares que o fizeram hoje ser a extraordinária pessoa que é, e que já me ensinou tanto...
É por ele que aqui estou...e este reencontro com todos sabe bem...muito bem.

A noite terminou, com os primos e a malta nova da terra, no Morango, o café mais movimentado de Mourão...ali estivémos á conversa, até que o sono chegasse.Depois vim sentar-me aqui e dar voz á alma.
Amanhã, vamos passar o dia a Badajoz a 40 minutos daqui, pois é dia de mercado, um mega mercado, que tem de tudo...espero um dia de sol e ameno como hoje...
Gostava de encontrar nesse mercado que tem de tudo, o que procuro, embora saiba que nem tudo o que procuramos na vida, vamos encontrar.No entanto sei, que aqui o meu pai vai encontrar ânimo e forças para os tempos que se avizinham.
Eu por agora vou descansar, mas antes passo n0 quintal para ver as estrelas e ouvir os grilos cantar para mim!

(Apresento-vos o cão dos meus primos, o Nico, o dálmata mais simpático de todo o alentejo...)