domingo, 17 de agosto de 2008




Dia 9


Este dia começou como já se adivinhava bem cedo, fomos surpreendidos por um barulho ensurdecedor, de tampas de tachos, ás 5h da manhã, e tinhamos 15 minutos para estar prontos na porta, para partir.

A caminhada era até ao monte alto, com pistas para o caminho de reflexão, cada um foi convidado a fazer este caminho em silêncio e a pensar em toda a semana que viveu...o que foi mais importante e marcante.


Lá saimos, com algum frio e sono, e começámos a subir!

Para mim um dia que começava cedo, com o nascer do sol, e que terminaria com um abraço á muito esperado.









Lado a lado mas em silêncio...







Na primeira paragem, já quase todo o grupo me esperava, o sol nasceu e cada um foi por fim convidado a escrever numa pegada, o que foi mais importante para si, nesta semana.










Depois colocar essa pegada no lençol e assim partilhar o que sentiamos!










Todos sabiamos e sentiamos, que tinha terminado esta semana, embora ainda estivessemos juntos, e isso podia ver-se no rosto de cada um...nas palavras e gestos.

















Logo a seguir o pequeno almoço...no meio da serra, pelo amanhecer, soube mesmo bem e ajudou a completar o resto da caminhada, com mais forças!
















O caminho até ao monte alto, foi mais rápido...mas o silêncio continuava, com mais pistas, para reflectir.Questões importantes e desafiadoras.













Ao chegar, todo e qualquer cansaço é esquecido, quando á nossa espera temos um sol assim, e uma paisagem linda...nunca hei-de esquecer essa luz!










A joana a beber do sol e do verde...












Arganil tinha ficado para trás...o local onde a missão se tornou real...e concreta!Agora ao longe, olhei para lá e pensei que de longe, se consegue sempre dar um valor diferente ao que se vive!



Ás vezes só á distância de alguns anos, percebemos isso...












Depois foi tempo de voltar a parar para responder ás questões colocadas...












Depois foi tempo de reunir por grupos, pela última vez e elaborar os trabalhos que nos pediam...











Eu olhava já para o meu grupo, Reflexos, com uma certa saudade...foram bons momentos e partilhas, apesar de nem sempre ser fácil, conseguir a atenção de todos...mas no fim, percebi, que cada um sentiu de forma muito bonita o que tinhamos vivido ali...e que nos irá marcar para sempre.Talvez fazer de nós pessoas inconformadas com a realidade e dispostos a torná-la melhor, não basta dizer, ou querer, há-que arregaçar as mangas e deitar mãos á obra...












Depois dos trabalhos realizados, foi tempo de subir ao santuário e reunir para preparar a eucaristia...










O menino Joãozinho, adormeceu nas escadas...lol!





















E o que pode saber melhor, do que chegar ao Monte alto e ter uma água fresca e pura para matar a sede?












Olha o passarinho!













Sorrisos assim só podem nascer de uma plenitude que se foi conquistando ao longo da semana...de tudo o que deu, mas também do que se recebeu, que foi tanto!









A eucaristia realizou-se ali, ao ar livre, numa simplicidade e paz, únicas.As nossas canas, serviram de altar, unidas por pedaços de cordas.













E unidos como um grupo que somos, celebrámos a ultima eucaristia juntos...Como conclusão de uma experiência forte e que abanou corações!




















Terminada a eucaristia, foi tempo de almoçar, e espaços verdes por ali não faltavam...









A alegria foi uma constante...sempre!












E no fim, subimos mais um pouco até ao topo do santuário, onde a vista era linda, e ali registámos alguns momentos...



O Ivan, que me marcou pela sua entrega aos idosos, e a forma como encarou esta semana...e que acabou por ficar com o meu chapéu ás cores, que ele te encha de cor...pelos dias fora!










A Ana, que dormia ao meu lado e que como um anjo da guarda estava sempre ali, obrigado por todas as confidências e partilhas tardias e os banhos fora de horas!






E o Paulinho, que me contagiava com a sua alegria...de forma única!O que nos rimos...






Eu olhava agora para tudo, com um misto de saudade e confiança, uam certeza dentro de mim...que por mais limitações, que possamos ter, o nosso coração não possui limitações e chega onde mais deseja chegar...e é ele que eu sigo!E nunca me arrependo.


Cada um á sua maneira me fez perceber que este é o caminho que quero seguir...ainda que devagar, Deus não tem pressa...e o amor também não!






Este dia, que começou com o nascer do sol, terminou com o abraço tão esperado, do Duarte, quando saí a porta da cozinha, e dei de caras com eles...foi assim, indescritivél!Depois de meses, sem nos vermos...

A Sara também foi e eles passaram uma noite e um dia connosco e partilharam de tudo!Desde as tarefas, ás orações...foi bom!Derepente dois rostos familiares ali, junto a tantos outros que já faziam todo o sentido para mim...

Obrigado pela vossa presença...as saudades que eu tinha!





A caminho do último dia...
Nessa noite recebemos, mais gente, e a casa estava de facto cheia, eram jovens que tinham feito a SEM em anos anteriores, eram os pais, eram amigos...
Á noite um churrasco/sardinhada, para todos e um ambiente de festa a receber quem chegava, mais tarde a apresentação de cada grupo sobre a experiência da sua semana...os resultados surpreendentes!Um reviver...
E espelhavam bem o que se viveu...

Nessa noite lembro-me de não querer dormir, querer ficar com todos a rir a cantar, mas o dia ia começar cedo...e adormeci por fim, com um sorriso verdadeiramente interior, por tudo!


A despedida estava próxima...mas a missão essa mais certa do que nunca!

Sem comentários: