quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Tempo de Mudanças...














Há dias em que acordo e sei, que é dia de mudar tantas coisas...
Há decisões que mudam tudo aquilo a que nos tinhamos habituado...
E hoje, fico com a certeza que se avizinha uma nova fase...

Voltei ás salas de aulas, aos trabalhos...á agitação, ao sono que não está em dia, á correria, ás noites perdidas em frente do computador...
Hoje recomecei!Tudo isso.
Hoje terminei dentro de mim, uma outra parte.Tem que ser.
Nem sei como vou conseguir?
Mas já aprendi, que na vida vamos buscar força, que nem sabiamos que tinhamos, e afinal eu confio sempre, cegamente que tudo corre pelo melhor, e que desejar é meio caminho andado para que aconteça!
O tempo vai escassear, e este ano não vão ver-me tantas vezes poir aí...aulas até ás 22h, sábados com aulas, 1000 coisas para fazer...e conquistar.

As orações de Taizé...vão aguardar.Se aparecer será sempre depois das 22h...até Dezembro, depois disso, volto...(maldita disciplina...=(...)

Os fins de semana fora...não serão tão frequentes.
E sim vou embrenhar-me em cidade...e meios de transporte,lá vou eu no 738... em materiais e 1000 ideias diferentes que preciso ter.

Escrever neste blog...ai isso,será um luxo ter tempo para ele, mas prometo dar noticias.Todas as semanas, nem que seja uma palavra...que construa a ponte entre mim e os que amo, e não vou ver...
Sinto alguma pena, porque as coisas maravilhosas que amo, vão ter de esperar, e espero encontrá-las quando voltar desta viagem ao "conhecimento"...mas tou tão motivada a recomeçar e a investir no meu futuro, que quase me apetece ter uma mochila nova para ir para as aulas...e lápis e canetas e blocos...hihihihi!
Como as crianças, sinto aquele friozinho na barriga por estar numa turma nova de pessoas mais velhas, que olham para mim como "a miuda"...pois elas têm decerto anos e anos de experiências, e eu quero aprender muito com elas.Mas nunca sei o que vou econtrar...e isso causa algum receio.
Sinto-me prestes a começar uma corrida ao lado de um comboio a alta velocidade, que não sei se consigo acompanhar...porque é que ao iniciarmos um caminho, sentimos sempre esta mistura de medo, motivação...que nos baralha?
Quero andar, quero colocar o que de mim há, para aprender mais e mais, há tanta coisa que eu não sei...tenho que por a render todas as minhas capacidades...agora mais do que nunca.
E estou certa que posso contar com vocês...vou sentir falta de tanta, tanta coisa...mais parece que vou partir para um qualquer País, longe daqui...não é bem, mas é quase!
Andarei pelo meu mundo...dando tudo.Fazendo alguns sacrificios...esquecendo o cansaço de cada dia!


Hoje, soube bem subir ao largo do Rato, voltar á Estrela, aquelas ruas com tantas histórias para contar...sentar-me numa sala, cheia de gente que como eu estavam anciosos por recomeçar...ouvir o meu nome na chamada e escrever a bibliografia... (esta parte dispensava...)
E depois sair e ter ali ao lado o melhor refúgio, o verde do Jardim da Estrela...e ainda atravessar o jardim e encontrar a basílica, entrar nela, sentar-me quase sem ninguém por perto, fechar os olhos e confiar...a sós CONTIGO, frente a frente, o que TU me pedes!
Voltei a casa, sentada no comboio, meio anestesiada...porque ainda não acredito em nada disto...mas afinal, 1 dia + 1 dia + 1 dia...farão tempo, tempo que passa, e semanas e meses...e quando menos esperar...já passou...
Sinto-me a subir uma escada, uma escada que me leva cada vez mais perto, de uma vida por mim...sonhada e tão desejada.
Pelo caminho e quanto mais subo, entro em diversas portas,conheço 1001 rostos e vidas, casas, caminhos...bosques, onde aprendo tanto.
E um dia, poderei olhar a minha Quinta pedagógica...e adormecer com o som do rio...e acordar com o canto dos pássaros e viajar pelo mundo...aprender sem ter que estar fechada numa sala de aula...aprender aquilo que o mundo dá e não o que nos é de certa forma imposto...mas que não deixa de ser importante, sei-o.



E em breve, e porque nada é para sempre, estarei novamente por inteiro...onde e com quem mais quero estar!








(Aqui entre nós...ISTO ESTÁ A CUSTAR-ME TANTO...na verdade.)

2 comentários:

Tantra disse...

Rita,

Sabes que poderás sermpre contar comigo. Sabes bem disso! E acredito, que apesar de te custar, sei que foi uma boa decisão!... A vida ás vezes custa. E sei que vais colocar todos esses teus dons a render ainda mais.
Estou contigo!

O primo
Nélson

Anónimo disse...

Mana disse...
Lindfa...fico muito feliz por teres otado novamente pela vida académica...força...sei que consegues...já o provaste em situações bem mais duras... tu sempre perto de ti e a torcer por que corra bem...
olha...eu nunca cheguei a deixar os bancos da escola...desde os 6 anos... aos 28 ainda me arrasto no mestrado...e tem sido enriquecedor...
hoje temos de estar em constante actualização...muita força e bem vinda ao mundo ao clube...do trabalhador-estudante...beijinhos...adoro-te

Mana