domingo, 13 de maio de 2007


Fátima...




Tinhamos chegado por fim...a entrada no santuário, foi-nos barrada.Não havia espaço para mais ninguém.
Lá dentro amigos compunham a multidão...que com velas acesas iluminava a noite.
Cá fora, aquilo que ninguém vê...o trabalho dos bombeiros que socorrem, dos escuteiros que orientam, do policias que zelam para que tudo corra bem, dos voluntários que apanham o lixo...e oragnizam o espaço.
Permanecemos juntos, em silêncio.
Pouco tempo depois, entramos dentro do recinto, e a imagem que tenho diante de mim é grandiosa.
Não só o numero de pessoas, não só as luzes intermináveis, mas a energia que vem de tantas preces de tantos corações juntos...ali.
Juntei-me a eles, e a minha prece também a lancei nas mãos da mãe.


Assim como eu, muitos em silêncio, deixavam que o seu coração se abrisse ali...
Podia ver gente de todas as idades e condições sociais...cada um tocado de forma diferente.









Depois foi a vez de descansar o corpo e o espirito, depois de uma noite de emoções fortes e de muito andar a pé, para chegar ao carro...

Na casa de uma amiga, que não estando, nos colocou a chave na mão...e disse:"É como se fosse vossa..."

Obrigado Margarida...foi bom estar entre o teu mundo belo, colorido, acolhedor.

Pelo sofá, pelo chão ou até na rede...houve espaço para todos...visto que as camas foram prioritáriamente cedidas a quem caminhou a pé para Fátima e estava a precisar de uma boa noite de sono.

Claro que estar com amigos, que não se vêm todos os dias, deixa aquela vontade de ficar a falar e a falar, mas desta vez não consegui...fui para ao pé da Carina que já estava quase a dormir.

.

De manhã, acordamos cedo, para ir á celebração da missa...deixamos tudo arrumado, e seguimos para um pequeno almoço em comunidade já em Fátima

Lá dentro, o tempo parecia que tinha parado...lá fora gente e mais gente não parava de passar...em todas as direcções...Por todos os lados havia uma tenda, havia gente a dormir nos carros, havia um permanecer.

Apressamo-nos para o santuário, assistimos á missa...por ali sentados no chão, vimos uma criança que ainda não sabe bem o porquê de tanta gente junta, tal como eu me perguntava?Sem sentir...

Mas hoje sinto...e sei o que provoca em mim e força que me dá.

Também jornalistas procuram respostas para tudo...respostas vindas do coração, dadas pelo Felipe...enquanto guardava para si as suas garatujas, belas e suas tão suas.

Para mim uma das surpresas deste fim de semana, foi a minha mana CARINA, que 30 minutos antes de partirmos disse, eu vou!!E que bom foi ter-te perto.

Encontramos a Cristina, aquela menina com sorriso aberto e olhar doce com ar de boneca e a Amélia, companheias de outros caminhos, como Taizé...

Ás vezes penso em como pessoas que não lidamos sempre, podem fazer-nos sentir em familia...quando surgem.

Houve ainda tempo para comtemplar a multidão a acenar á mãe...e para perceber todo o sentido de uma peregrinação a Fátima, seja ela a pé...ou de coração.Tempo para reconhecer que muitas vezes, somos nós que temos de dar sentido aos passos que damos, mesmo que os outros não o façam...e perceber que as dores do caminho nos levam mais longe...e acabarão por fazer nascer sorrisos.Houve tempo para beber do sol...que ia e vinha, mas que brilha sempre.

Tempo, tempo...o tempo não me diz nada...viva ao espaço que me fica pela frente e não me deixa duvidar, sem paredes, sem ter portas nem janelas nem muros para derrubar...

Fátima ficará para sempre no coração daqueles que por lá passarem, naqueles que para lá caminharem, naqueles que lá deixam a sua prece, e agradecem da forma que sabem a vida.

Eu agradeci a vida...

Agradeço esta amizade que pinta de tantas cores a minha vida.Agradeço os olhares que se cruzaram com o meu, e me fizeram perceber uma mesma fé...e um mesmo Deus que nos guia, em cada passo, bem ou mal dado.

O regresso a casa fez-se com raios de sol que queriam romper, também com chuva...mas com uma luz boa, que descia sobre mim.

Luz que fica...

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
crispy disse...

Gostei de te encontrar lá..
Gosto de te encontrar..
Até amanha na oração*