quarta-feira, 25 de abril de 2007


ÁVINHO EM AVEIRAS...


Pois é, passaram quase 2 semanas que estivemos juntos no ávinho em Aveiras de Cima, nessa terra onde temos tantos amigos...
Tudo aconteceu uma semana após o regresso de Taizé, o ávinho funcionou mais como um pretexto para estarmos juntos de novo...e passamos a semana toda a falar nisso.
Até o Cabrita veio de Faro, agora que está por lá a tempo inteiro e tanta falta nos faz...e a Clarinha veio do Porto, e mesmo perdendo o comboio que ia para a Azambuja, fomos buscá-la a Santarém...e isso valeu-me ficar sóbria o resto da noite.
De longe e de perto, os abraços e reencontros sucederam-se.Tivemos um acolhimento fantástico e nisso esta terra acolhe sempre bem.
A música para dançar, Quim Barreiros, ou se é Português a valer, ou fica-se em casa.
Pé de dança aqui pé de dança ali...caneca na mão...a festa seguiu noite dentro.

























Mas a festa nunca podia continuar e nunca estaria completa sem ir buscar o meu Emanuel, que estava em casa a fazer um trabalho.Fomos até sua casa.Duendes no jardim...iluminados.
Soube então que me iria convidar para ser madrinha de Crisma dele, em Maio do ano que vem. Nem pensei duas vezes.SIM.
O pedido formal mais parecia um pedido de Casamento...fez-me pensar na importância que certas pessoas podem vir a ter na nossa vida.E eu quero sempre estar por perto e acompanhar esta vida.

De porta em porta, de adega em adega, de tasca em tasca, sempre com a caneca na mão, lá percorremos Aveiras, e rimos do que não tinha piada, e cantamos as músicas de Taizé...abraçados, ainda emebidos pelo espírito que nos acompanhava do regresso a casa.





Mas o bar dos escuteiros,esse foi o palco da noite...acolhedor, com fotografias antigas na parede, bem ao jeito de Portugal...Chouriços bifanas, a tipíca festa, como não há nenhuma no mundo.Ai se gosto!!!

Mas do que mais gosto, é desta família que se cria, deste receber, destes sorrisos que nos deixam quentes por dentro e a nunca deixar morrer aquilo que Taizé nos ensina.
Porque pouco importa as condições onde vamos dormir ou comer, se estivermos juntos com essa alegria que é paz, então está tudo bem...
No centro deste acolhimento, este amigo Felipe, que sempre tem espaço para amar mais e mais.






Claro que nestas noites há sempre uns que ficam mais alegres que outros, e sobem ao palco que pisou o Quim Barreiros e sentem-se grandes...
O grande duo musical, jorge e cabrita!!!



A manhã não tardou em chegar, filas de sacos cama no chão, faziam lembrar tendas comunitárias de Taizé, mas esta um pouco mais quente...as poucas horas que descansamos, ouviram-se risos, ressonar, beijos...enfim...foi uma noite animada.



Dormir foi só até ás 10h, pois ás 11h, havia missa...e lá estávamos todos, com um olho aberto e outro fechado, mas fomos.
Houve ainda uma brigada que aceitou ir a casa do Miguel tomar banho, e foi fazer fila no quintal...á conversa com a Mãe do Miguel, a Anabela, que é uma querida, receber esta gente ressacada logo pela manhã para tomar banho...
Estes pequenos gestos deixam-me sempre a pensar que construir pontes entre as pessoas é das coisas mais belas que se pode fazer...




















E soube bem estar ali á conversa e brincar com os cães e os gatos...e apanhar o sol da manhã...e ir para a missa e voltar a casa mais desperta.
Ainda houve amigos, que ficaram a dormir, que nos chamaram "LIMPOS"...
E no fim regressa-se com um sorriso aberto, felizes porque tudo continua e nada terminou...
Este fim de semana, venha a festa da cerveja...apareçam, estão todos convidados,Aveiras não pára.
E esta amizade entre todos também não.Que bom é, estar com vocês.





Festejar é preciso...rir é preciso, abraçar, dar graças...
Obrigado Vida...


1 comentário:

Anónimo disse...

Ai amiga…
…sim, Amiga, porque tu Rita, és uma daquelas pessoas que marcam, marcam e p’la positiva.
Conhecemo-nos há quanto tempo, duas, três, quatro semanas?
Talvez quatro ou cinco, ainda estou meia perdida nos dias. Mas o que são dias, nada, é tudo uma questão temporal, a quantidade de dias não importa, mas sim a qualidade.
E foi isso que vivi convosco, uma qualidade insuperável de dias maravilhosos!!!!
Obrigada!
Obrigada p’los teus abraços, obrigada p’los teus sorrisos…
…obrigada p’la tua amizade!
E que venham mais gargalhadas…

Joana
(agora conhecida por: princesa Fiona hehehe)