terça-feira, 17 de abril de 2007

Cluny...


E a 20 min de atuocarro...fica Cluny.Um vila lindissima, onde quem está em Taizé, invade por vezes, as ruas...em busca de algumas particularidades que ali há...

Assim um dos dias foi passado lá...no autocarro a festa começou logo...e depois foi entrar em Cluny a dançar jazz...lá ouve-se música nas ruas...o que lhe dá um encanto, especial.

Cluny, tem uma abadia com 300 janelas...e muito bonita, é uma vila Medieval...muito bem cuidada, onde abundam galerias de arte, exposições, festivais de Jazz, casas de chá...e as mais variadas lojas...cavalos, festas...enfim, nada parado para uma vila.










A arquitectura não deixa de me surpreender...de cada vez que lá vou.

Ando olhando para cima, para os lados, não quero perder nada...
Os recantos ainda por descobrir, as ruelas, as avenidas com gente de fora...e da terra, as mil montras enfeitadas, tradicionais, ali respira-se vida...há casas de Duendes e Duendes a sério...






















Desta vez entramos em vários locais, mas apenas 2 me marcaram.
Um deles uma galeria de fotografias...onde marido e mulher viviam, de uma forma simples e que acolhe quem chega, tanto que cantaram para nós, música Irlandesa, e nós cantamos o fado...havia uma salamandra para os dias de frio, as paredes de pedra, um piano e uma guitarra...uma bicicleta encostada.
Ele da Califórnia, ela da Irlanda...a viver em França.Uma vida que não dá dinheiro, mas que dá felicidade...pois fazem e estão onde mais querem estar.
E o sorriso que tinham demonstrava bem isso.Cheguei ás lágrimas por perceber que eram tão felizes...com tão pouco.É mesmo isso que desejo.







E mais tarde entrei numa loja de chapéus á Francesa, e de casacos feitos com pura lã, tingidos e bordados á mão...o que eu queria era apenas 230 euros...sai da loja que foi um instante, e regressei á simplicidade de Taizé...isso fez-me perceber bem, que sou muito feliz com o que possuo...e ter mais não me fará nunca mais completa.







Pela carreira da tarde, chegaram a Cluny os meninos de Aveiras...e foi uma animação.

Tentamos entrar na abadia e nada, portas fechadas, toca a saltar muros...e foi uma festa, para eu passar o muro, mas passei...depois de muito rir e parar o trânsito local...por me ver entalada num muro...ahahahahah! Houve gelados para todos a preço de ouro.
Houve aulas de artes marciais...e houve sobretudo alegria...







Cluny dá vontade de ali viver...com tantas casas á venda, e pertinho de Taizé, pena os habitantes serem tão frios...ou não fossem Franceses.
Mas quebrámos o gelo...ruas fora...










Sempre que vou a algum local e encontro uma chave destas...sei o que quer dizer...só espero que desta vez, seja a valer.
A última que vi foi num castelo...mexem comigo, sei lá.






Ficam as pequenas magias de Cluny...terra de Duendes verdadeiros, e de olhares que não se esquecem...beijados por um sol aberto de Primavera.





Há magia em Cluny...

Sem comentários: