sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007


A porta abriu-se...









Post editado a 18 Janeiro de 2007...hoje republico-o por uma razão:





"Qual de nós não se deparou ainda, com uma porta fechada ou trancada...e que deseja a todo o custo abrir.

Abrir, por diversas razões ou por nenhuma em especial, simplesmente, abrir.

Pois é desde,que faço o mesmo percurso para ir trabalhar á um Mês e meio,que os meus olhos se prendem a uma porta,trancada a 7 chaves...mas que penso ser capaz de a abrir.E porquê?Porque acredito, que sou capaz.

A porta está nada mais nada menos que na gare do comboio, e se estivesse aberta a passagem seria directa, para aquela zona, onde mora tanta gente...tantas crianças, isodos, e onde trabalho eu.

Mas não, porque está fechada, somos todos obrigados a descer, para depois subir e passar pela porta e olhar para ela e pensar, como seria simples, abri-la.

Mas na vida já aprendi,que há tantas portas que queriamos abrir,e não conseguimos...porque não são para abrir.

Ora toda a gente sabe que a minha relação com as escadas e degraus, já teve melhores dias...e por esta razão, desejo abrir esta porta, custe o que custar.

Mas mais do que pensar em mim, penso em todas as mães que sobem diáriamente 30 degraus, com os carrinhos dos filhos...penso nos idosos que levam imenso tempo para as descer e subir, carregados de compras, e chegam lá acima a arfar...penso também nas pessoas de cadeira de rodas, que queiram deslocar-se aquela zona, por alguma razão.

Ora em plena cidade de Llisboa, isto já não devia acontecer.Tou indignada, e mal posso olhar a porta...aptece-me agarrar a ela e abaná-la, na esperança que se abra com a minha vontade..Até me tira o sono.

Vou escrever uma carta, á junta e á camara municipal...e expor a situação, não só a minha, mas a dos que diáriamente, travam essa luta, que faz tempo, passou também a ser minha.

Vou escrever a carta e tenho um bom feeling, acerca do resultado.

Se eu conseguisse que abrissem esta porta...Esta pelo menos posso tentar...se conseguir, passarei por ela todos os dias a sorrir, e chegarei certamente 5 ou 10 min mais cedo ao trabalho, senão conseguir,o mau é que terei de continuar a passar por ela fechada...

Mas há portas fechadas, que não tenho de passar por elas...pois estão bem longe.

Pois assim pude escolher.

Façam figas amigos, sei que não é uma grande causa, mas são as pequenas causas de cada dia...nas quais me empenho...e acredito.

Se não for assim...o mundo não avança.


Quero crer."


Pois é, eu acreditei, quis, mas nunca pensei que se fizesse algo na verdade.
Hoje de manhã, a Irmã Deolinda apareceu no berçário, a dizer-me que ia agora mesmo a uma reunião na câmara municipal, para a aprovação do projecto da construção de uma rampa, na estação de Benfica.
Uma rampa, que vai facilitar a vida e a Saude de muita gente, nomeadamente a minha, que chegava sempre cansada ao topo das escadas.
Nem posso acreditar.Estou tão feliz, que me aptece dar uma festa em honra de todas as portas fechadas que se abriram.
Bem eu sei que não abriram a porta, mas deram uma solução, e isso para mim já olhá-la aberta.
E fiquei a saber que haviam mais cartas para além da minha, uma delas de um defeciente motor, que nunca podia passar para o outro lado, e ele já tinha tentado várias vezes.
Não sei se foi pela minha carta, mas estou certa que ajudou.
Ou então fico-me pela alegria...de ter desejado que acontecesse.
Pode ainda demorar algum tempo...a construir, mas vem a caminho...e só isso, já me faz respirar fundo.

3 comentários:

Fernando disse...

Os meus sinceros parabéns! Quer a ti, quer a todos aqueles que também enviaram a sua carta e ainda aos que vão poder usufruir, de pleno direito, da rampa que vai ser construída. Mais uma vez não vacilaste perante um obstáculo, querida Ritinha! Tiveste fé, esperança , confiança...e porque acreditaste, algo vai mudar, em breve, a vida de muitas pessoas! És, uma vez mais, um exemplo a seguir...KEEP ON BELIEVING! GOD BLESS YOU, MY DEAREST FRIIEND! Jitos*

Fernando disse...

Os meus sinceros parabéns! Quer a ti, quer a todos aqueles que também enviaram a sua carta e ainda aos que vão poder usufruir, de pleno direito, da rampa que vai ser construída. Mais uma vez não vacilaste perante um obstáculo, querida Ritinha! Tiveste fé, esperança , confiança...e porque acreditaste, algo vai mudar, em breve, a vida de muitas pessoas! És, uma vez mais, um exemplo a seguir...KEEP ON BELIEVING! GOD BLESS YOU, MY DEAREST FRIIEND! Jitos*

Anónimo disse...

Ola rita!
Bom finalmente se faz algo de útil e dou-te os parabens por teres escrito a carta que certamente ajudou. todo o contributo é ouro e assim a vida de muita gente fica mais facilitada. Era bom que se continua-se a agir assim p mtas coisas pq ha mta coisa a melhor e lisboa. mas cada coisa a seu tempo.
bjinhos