domingo, 24 de dezembro de 2006


Zagreb


Os dias passaram,e o dia da partida é já amanhã.
Gosto de estar de partida,gosto desta espera,que me faz preparar tudo cuidadosamente.
O meu natal tem sem dúvida outro sentido...e partir dia 25,dia de natal,será muito especial.
Partiremos como uma familia,tendo-nos uns aos outros,deixando para trás muitos dos que amamos nesse dia,as nossas comodidades e pequenos luxos,para viajar 3 dias por essas estradas fora,descobrindo amando,quem encontrarmos e sempre com Deus bem ao nosso lado.
É por ele que vamos (pelo menos eu),é com ele que vamos,é ele que nos guia e nos mostra o quanto é bom viver e partilhar momentos assim.
Recordo o ultimo encontro europeu em Milão,e o quanto me aproximou de mim mesma e daquilo que procuro.
Vou de mãos abertas...e pouco me importa se irei dormir no chão,comer enlatados a semana toda,passar 2 ou 3 dias sem tomar banho,estou com os que amo,e vou descobrir outros tantos,e só isso é tanto,que o resto fica reduzido a nada.
Também não sou exigente ao ponto,de ir á espera de uma familia,para ser acolhida,uma cama para dormir.Acho tão divertido quando partilhamos o mesmo espaço para dormir e a confusão que isso dá.
O ano passado ia preparada para isso mesmo,para dormir no chão e não ter familia.Mas afinal Deus brindou-me com uma familia linda,magnífica,com quem ainda mantenho o contacto.
Era uma casa acolhedora,recheada de crianças.A mais nova de 2 anos e o mais velho de 7 .
Foi o melhor presente que podia ter recebido,chegar todos os dias a casa e encontrá-los no sofá á minha espera,já quase a dormir,e assim que entrava,(até tinha a chave!),corriam para mim e tentava contar-lhes como tinha sido o meu dia por Milão,o porquê de estar ali.E como a familia deles,muitas familias acolheram amigos meus,pois eramos tantos,que se não fosse assim,não tinhamos onde ficar.
Eles compreendiam e ficavam contentes.Eram lindos.
Tenho saudades dessa casa,que também foi o meu lar,durante 4 dias,onde passei parte do 1º dia do ano de 2006,um ano em que só tenho a agradecer.
Este ano que se aproxima espero-o com tanta alegria...
Com tantos sonhos, para variar.Se não for assim,não vale a pena viver.Se a cada recomeço,não tivermos a alegre esperança de que tudo vai ser melhor e uma mão cheia de sonhos para repartir.

Em Zagreb,ainda não sei bem o que vou encontrar?
Friiio,neve,isso é certo.Mas acabo por nem sentir,tal é o tamanho do calor que geramos entre nós.
É esse calor que me move,é essa dúvida de nunca saber o que vou encontrar pelo caminho,que me faz querer ir,com uma certeza apenas,a de querer DAR.
O que sei é que já não me imagino a passar estes dias de outra forma.Também me custa deixar os meus PAIS,numa época tão especial,afinal este ano parto dia de natal.
E estes dias a seguir ao natal,sabem tão bem em casa.
Mas a verdade é que eu cresci,e comecei a descobrir qual o meu caminho,o que realmente me faz feliz e me aproxima de Deus,dos outros,do que desejo para a minha vida.E vou fazendo os meus voos,livre pelo céu.
E este espirito que nos traz Taizé,é aquele que eu escolhi,para viver,nem sempre consigo,mas todos os dias me lembro que sim,que quero,que ele mora em mim.Quem está a minha volta vive-o também...
É com vocês que parto,com o vosso sorriso,o vosso olhar...a vossa mão.
Recordo em especial,um rosto,um olhar,um sorriso que é inconfundivél e se destaca de todos os outros,que eu tive o previlégio de ser tocada por ele.
IR.ROGER.
Foi ele,que com toda a força do seu coração,arrastou multidões e continua hoje a arrastar.
Esse rosto,está e vai sempre comigo,e com mais 50.000 jovens que estarão em Zagreb.
Comigo vão também,os rostos e as vidas dos amigos que ficam.Mas sabem bem,que o meu coração não tem lotação,e lá irão.

Em Zagreb,tenho para encontrar,rostos de outros caminhos,que me esperam e eu a eles.Amigos de taizé,de Milão,do caminho de santiago e de tantos caminhos percorridos.
Este não é apenas mais um caminho que se faz.Mas um caminho que continua nunca vai terminar,pelo menos para mim.
Lembro-me exactamente onde o comecei e sei exactamente onde quero chegar.
Comecei-o no dia em que nasci,e quero chegar á alegria plena de viver,até onde Deus me levar...
....Eu vou,e vou a sorrir.

Abrirei os braços,no dia em que o menino Jesus,veio ao mundo e com ele no meu colo,partirei=)

1 comentário:

Anónimo disse...

ola rita!
humm...zagreb..o melhor encontro que tive (n é q fossem muitos), tdo foi perfeito..a familia, o grupo da paróquia, as pessoas de zagreb, nós...foi muito especial. Este encontro é inesquécivel e podemos vivê-lo juntas:)
bjinhos