terça-feira, 21 de julho de 2009

No Zoo, em missão, com as meninas de Assumar!

















Vieram de Assumar, Monforte, e saíram cedo para chegar a Lisboa ao 12h.
Eu levei menos de 40 min a por-me no zoo, como por magia, junto delas.
Hoje, passei lá o dia, com a malta do campo missionário e as meninas de Assumar.
Que bom foi rever toda a gente...que bom foi poder entrar ainda que por um dia, numa comunidade, que é a minha.
A minha noção de normalidade, muda radicalmente sempre que estou com estas meninas. Conseguimos fazer com elas o que queremos e ainda ficamos admirados porque nos surpreendem sempre.É verdade que nos cansam...puxam por nós e exigem atenção redobrada, mas são do mais belo que há.
Demos um pulo à alimentação dos leões marinhos, depois de almoçarmos, num dia quente sobre Lisboa.
Entre caminhar devagar,fico sempre fascinada pelos recantos infinitos e pelas cores chamativas das aves e dos macaquinhos de 1001 espécies e nomes diferentes.Ou pelos sons que nos fazem crer, que não estamos em pleno centro de Lisboa.
Chegadas de todos os lados, o Zoo, é inundado de crianças de olhos abertos e á descoberta.Assim estava eu, depois da milionésima vez lá, sempre me deixo surpreender, com tanta variedade de animais, cores, sons e cheiros também.
É passada uma mensagem, sempre com vista a sensibilizar, de preservar as espécies, a desflorestação, ecologia, para que não seja apenas uma visita, mas algo que fique.
Paz de espírito no oceanário do Zoo de Lisboa. Tudo muito azul, tudo muito simples, tudo muito natural acompanhado de música. O fascínio dos golfinhos e das focas que nos fazem sentir a liberdade da natureza. Todo um deleite para os sentidos, este espectáculo.
Passamos assim este dia, entre abraços saudosos que há muito queria dar e receber, a energia que dura e dura, das meninas e uma despedida que me custou muito.Por mim tinha ido escondida na bagageira do autocarro...só para poder continuar assim, na vossa presença que marca e encanta.A de todos, meninas, companheiras de caminho...todos.Mas estamos juntas.
Até pode não existir nada para festejar, por esta altura, mas os dias assim, são literalmente perfeitos e eu não me importo de os acabar pensativa e saudosa no sofá a ver uma tontice qualquer e tudo o resto perde a importância porque não me falta nada.Desde que possa dar.
Só pedia que pudesse repetir assim esta felicidade de me dar, em dias consecutivos, sem ter que esperar outra vez.
E foi logo a seguir, quando cheguei ao pé do meu pai cheia de boa energia.
É já amanhã e depois... e a cada minuto que me dou.

1 comentário:

Peregrina disse...

Estive com a minha sobrinha Maria há pouco tempo no Zoo.
É um lugar muito engraçado para a malta mais nova!
Bjs
Anita