terça-feira, 26 de fevereiro de 2008



Um cantinho para recordar sempre...





É no barlavento Algarvio, que fica o jardim escola joão de Deus, em S.Bartolomeu de Messines.
É lá cravada na serra, que ela se destaca, amarela e bem cuidada...e foi para lá que eu escolhi ir, sem saber bem porquê...e a verdade é que, melhor cantinho, não podia ter encontrado, para treinar, para aprofundar, para sonhar e dar asas aquilo que sou com estas crianças simples, de sorriso fácil e sempre pronto, de ambições bem diferentes daquelas a que estou acostumada a encontrar...nesta cidade que me cansa, e confunde...aprisiona e limita.


Esta era a entrada para a minha sala, do bibe encarnado, as joaninhas...do campo!









E a crescer com as joaninhas, encontrei uma velha amiga, a Vera, e que surpresa boa, não fazia ideia que a ia encontrar ali...ela fez com que me sentisse livre de fazer tudo, de conduzir estes dias...e isso foi,maravilhoso.










Os dias seguiram-se entre muita magia e também trabalho...mas trabalhar assim, é vida, jamais obrigação.



E eis que começamos juntos uma série de viagens, que nos ensinaram tanto...para eles uma descoberta, para mim um gosto levá-los nas minhas asas a ver o mundo!


Tudo tinha que ser muito bem explicado...afinal eles tinham apenas 4 anos...






A minha pequenina Emily, (Tori Amos, a cantora...), com quem estabeleci uma ligação mágica...e ali nem as borboletas faltavam para voar á nossa volta!








Descobrindo...





Os dias eram cheios e eles não páram...


Aulas de ginástica...

Judo ou ballet?

Inglês ou informática, nada lhes falta...para que um dia possam correr o mundo e saber enfrentar todos os desafios...

E os lanches, estrelitas ou chocapic?

Dias de sol...apesar da muita chuva que se fez sentir!


Sorrisos assim...


A Ema no seu mundo...


A Sofia matando saudades do seu cantinho...grandes mudanças para ela.Afinal quem está com eles todos os dias, tantas horas por dia...conhece-os como ninguém!

E as 1001 expressões da Rita, a representar para eles...



Aula de dança e expressão livre...espaço para SONHAR!



Adoraram...e eu adorei vê-los a sonhar!Porque eu também sonho com eles...


Um grupo de estagiários do 1º ano...no seu primeiro estágio e eu no último =)


A molhada...


No nosso "pátio piscina"...azul, azul...azul...


E ao longo dos dias, ganhei o nome de "Bruxinha boa", e dizem que as crianças dizem sempre a verdade.

Era a Bruxinha boa de luzinha vermelha na ponta do nariz...e assim que entrava no refeitório, ouvi-os a chamar: " Bruuuuuuxiiiiiiiinhaaaaa booooooaaaaaaaaaaaaa!!!" E riamos sem fim...






E saí de lá, com mais encanto, mais luz, e mais vontade de percorrer o meu caminho!
Sabendo um pouco mais de cada menino, das suas ambições e sonhos...tão distintos, tão grandes ou tão simples...não importa, são sonhos!

Muitos tornam-se realidade, mesmo que não durem o tempo que deviam...mas deixaram-nos o sabor, aquele sabor que nunca esquecemos...e que nos continua sempre a dar vida, uma vida repleta de esperança.

*

Sem comentários: