terça-feira, 26 de junho de 2007

Eu neste Globo...






Primeiro só um passo a seguir ao outro.


Não há direcção definida, são os pés que se mexem, inquietos, à procura de uma desenvoltura que parece embotada pela razão. Pelas razões!


São tantas as que os têm feito permanecer quase quietos, como que tolhidos, em espaços estreitos. Curtos. Ínfimos.


É ver no mapa-múndi - onde não consto! - mas posso perfeitamente imaginar-me... e apareço muitíssimo mais pequena que uma formiga, movendo-me constantemente naquele espacinho que fica algures dentro do minúsculo rectângulo onde está escrito o nome do meu país.


Casa, trabalho, lugares de lazer e de culto... os meus percursos de uns para os outros são absolutamente invisíveis no mapa-múndi. Como se não existissem. Como se eu não existisse.


Mas depois há os percursos, mais aventureiros, e sim, já estes pés pisaram alguns Países e absorveram muita coisa bela.


Os meus pés são maiores. Muito maiores!


Ciente disto, dou um enorme chuto no colorido globo terrestre feito de plástico - um material diro e prosaico - e vou atrás dele, não pela esfera mas pelo que ela representa, que é a única coisa que importa.


E os meus pés já encontraram uma outra mobilidade, mais rasgada, mais solta, eu corro atrás do mundo com os braços avidamente estendidos para ele.


Não há caminhos fixos, a esfera não tem casa nem obrigações, nem divertimentos; não pensa, não sente. Apenas gira... gira cada vez mais depressa exactamente por onde calha, saltando precipícios com a precisão surpreendente do acaso puro. Puríssimo!


Já a perdi de vista mas continuo a seguir-lhe o rasto que deixou e é muito leve, mas os meus olhos agora parecem os de um felino e é facílimo perceber como seguir o mundo.


Na realidade, não é apenas a vista que está invulgarmente apurada. Todos os meus sentidos se encontram hiper alerta, despertos como nunca, em sintonia com o mundo, girando com ele.


Aos dias seguem-se as noites, às quais se sucedem novos dias.Felizes, mágicos!


O sol e as sombras, a lua e as nuvens, são guias e companhias eficientes. Belas e inspiradoras, sugerem-me melodiosos cantos, ora de ritmos desassossegados e tons escuros, ora claros e sinuosos.


Para me distrair, desenvolvi o uso de compridas melodias entoadas de improviso, que me enfeitiçam a mim mesma. Vejo que também produzem efeito nas pessoas com quem me cruzo, pois todas param assim que me avistam e voltam as cabeças quando passo. Algumas seguem-me. Os animais correm de longe ao meu encontro. Vou sozinha e simultaneamente muito acompanhada.


Semanas transformam-se em meses que somam anos. Nunca olho para trás nem o mundo pára. Já não penso agarrá-lo, apenas sigo a senda, de longos, intermináveis caminhos, que percorro sem desistir da minha toada e dos meus sorrisos. Mesmo nas encruzilhadas.


Se conseguisse alcançar a esfera ia descobrir que já cruzei tantos caminhos que todas as direcções me são familiares, que já todos os ventos me fustigaram, mas também todos os sóis me beijaram.


Ia perceber como aquele espacinho invisível onde eu parecia uma formiga era acolhedor mas já não caberia lá. Por isso tenho de continuar, até encontrar um lugar à minha medida.


Tenho muitos companheiros de viagem, sinto-os à minha volta mas alguns ainda não os conheço.


Chegou o tempo de parar um pouco.


Quero passar uma estação aqui e conhecer os que comigo cantam a minha canção.

Sem comentários: