quinta-feira, 29 de julho de 2010

Saudades dos meus olhos da alma.











Tenho saudades de escrever aqui, de parar em casa.
Cheguei ontem ás 7h da manhã a Bucareste, depois de viajar toda a noite.Foi o regresso de uma longa jornada pela Roménia.Hoje foi uma manhã cheia, mas pela tarde pude dormir.Esta madrugada parto para a Moldavia, para Roman, para o campo, onde vamos estar sem água, luz, e a casa de banho fora de casa.Vamos visitar a Avó da nossa Mentora.


Quando parar em Bucareste, começo a partilhar o que vivi, porque foi maravilhoso.Nem sei como gerir tantos sentimentos e lugares e pessoas.
São os melhores dias da minha vida.Com tudo aquilo que isso implica.


Até breve.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Tusnad







Cheguei ontem a Tusnad.

O local perfeito para descansar depois de todos estes dias fora de casa.Fico ate domingo.Viemos para o festival, onde so se fala Hungaro.Estamos numa parte especial da Romenia.
Tenho um rio fantastico que corre mesmo por tras da minha tenda.Hoje vamos fazer uma caminhada nas montanhas e pela noite concertos.Amanha comecamos as nossas actividades do projecto aqui.

Continuo sem saber como colocar os acentos neste teclado romeno, peco desculpa.
Nos proximos dias vou talvez tirar 2 ou 3 dias e descansar em casa de amigos...na transilvania.Estes dias foram e estao a ser cheios e intensos!

Muito para partilhar.Coracao cheio.

Ate breve.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Predeal






(desculpem os acentos mas nao entendo nada deste teclado)


Estou aqui.
Cheguei ontem e tem sido interessante o que temos vivido.
Respiro este ar, puro.Olho vezes sem conta a vista do meu quarto, que podem ver na fotografia.Montanhas e montanhas a perder de vista.
Tive tempo para saber que na Romenia existem 300 voluntarios como eu.Estamos juntos cerca de 60.
E digo-vos que tenho muita sorte com a minha experiencia aqui.Muitos deles foram enganados e roubados pelas associacoes.
Daqui, parto an quinta feira para Tusnad, mais a norte, para um festival onde vamos participar com o projecto.
A Romenia tem sitios lindosssssss!

Ate breve.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Leaving...






Amanhã pelas 6h da manhã partimos para Vama Veche no mar Negro.
Este será o nosso Festival, para o qual trabalhámos estas semanas.
Espero que tudo corra bem.
Partimos depois de 4 dias, para o Predeal, nas montanhas, para o nosso training, de avaliação intermédia do projecto, com outros voluntários como nós na Roménia.
Do Predeal, vamos directos para Tusnad, ainda mais montanhas, para outro festival mais 4 dias.
E por fim no dia 26 de Julho chegamos a Bucareste.
É um tempo para muitas emoções, para descobertas, mas também para dar de nós e transformar os locais por onde passamos.Mostrar a estas pessoas, que podem fazer do seu lugar no mundo, um local mais limpo e agradável.E mais que isso, que é uma responsabilidade de todos e juntos somos mais fortes.Que as grandes coisas, começam com pequenos passos.
Entre filmes, teatro, limpar a praia, animação de rua, vamos espalhar o espirito do projecto e passar a mensagem.Aquela que defendemos e acreditamos.
Tempo para pensar, sim terei.Para me descobrir ainda mais  também e venham de lá sorrisos e boa energia.
As saudades são as mesmas.(Ainda para mais com uma notícia como a de hoje.)

Feliz por ti como não podes imaginar.

ATé Breve.

Um contra o outro - Deolinda









"Anda faz uma pausa, encosta o carro, sai da corrida, que a tua meta está deste lado da tua vida.Sai de casa, e vem comigo para a rua, que essa vida que tens,por mais vidas que tu ganhes, é a tua que mais perdes se não vens!"

 

Deolinda.

 

Ai como eu amo Portugal. 

Globe in the Mirror on the Radio!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Mogosoaia Palace and Spain party!









Este fim de semana, fui presenteada com a visita a um local mágico e ás portas de Bucareste.
Não podia imaginar, que um local assim pudesse existir aqui.Mas como digo, Bucareste surpreende-me sempre e cada vez mais.É uma beleza escondida aos olhos de quem passa, mas não aos olhos de quem cá vive e se envolve.
E tenho a sorte de conhecer as pessoas certas, aqui, elas vêm até mim, e estabelcendo laços, da direito a partilhar tesouros.É um troca interessante.Mas sinto que recebo muito mais do que dou.
Todos os amigos que conheço me dão imenso, todos têm algo para me ensinar e partilhar o que se torna muito interessante.Sei agora muita da história da Roménia, deste povo e desta cultura, o que me leva a compreender e a aceitar muitas coisas, que ao começo me deixavam desiludida.
De facto nesta vida, muita coisa nos desilude, mas é preciso entender porquê e principalmente sem julgar.O que para os Romenos e para quem vem de fora, pouco tempo, é muito usual.Julgar e errar em fazê-lo ao mesmo tempo.
Eu também já o fiz.Há tantas situações aqui, que nos deixam de boca aberta.Mas julgar não ajuda, ajuda sim, mostrar como é bom viver do outro lado, do lado da verdade, sendo sempre quem somos, sem nunca nos perdermos.Que grande aprendizagem eu levo para a vida, deste País, destas pessoas, de todos estes sentimentos que têm nascido em mim, alguns até que eu desconhecia em mim mesma.
Amigos, tenho-os por todo o mundo, posso dizê-lo.E onde quer que vá nascem novos...e eu nasço para eles.
Esta tarde em Mogosoaia, foi perfeita, partilhada, com sol na alma, nas palavras, nos sons e num espaço onde vou querer voltar, vezes sem conta, antes de me ir embora, pela paz que me fez sentir.
Descrever este lugar...imaginem um palácio tão antigo quanto bonito, plantado á beira de um rio, onde o silêncio reina e uma espécie de magia que nos faz sentir numa outra realidade,há uma floresta enorme e também antiga que nos abraça e convida a deitar na relva e a ter como horizonte apenas céu, azul e profundo onde coloquei os meus pensamentos, e falei com esse Deus que me Ama tanto e que eu sinto no bater do meu coração a cada dia.Porque esse Deus guarda agora, uma das pessoas que mais amei e ainda amo á face da terra, chama-se Pai.Miguel.Gordano.
Aquele céu azul também me fez, recordar cada um dos meus amigos e pessoas que tenho na minha vida!Aquelas pessoas, que só de pensarmos nelas, sorrimos.
E se este lugar me fez sentir tudo isto, imaginem como será lindo.E um local lindo, não é apenas por ser bonito, é aquilo que desponta em nós, a alma que tem.E eu posso senti-la.
Quem viveu naquele palácio foi sepultado no jardim, e numa das campas dizia:"My soul has gained the freedom of the night..." Achei interessante.







Ao fim da tarde, uma música diferente chamou por nós, e ali debaixo de um carvalho antigo, assistimos a um teatro, de fadas e duendes, de instintos primitivos...de magia.E para mim não restava qualquer dúvida que Mogosoaia será um local a repetir e para sempre na minha memória dos locais especiais.
E porque foi partilhado e está a ser agora ainda mais, vale tanto, este dia.
O final do dia, foi para ver a final do Mundial, que deu a vitória a Espanha.E a festa no centro, conquistou o meu coração.Foi bonito.
Fins de semana assim, gosto.Muito.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

This week Was...








A semana está a chegar ao fim e muita coisa aconteceu.
Dia 4 a minha irmã fez 31 anos.
Dia 7, chegámos precisamente ao meio desta experiência.Temos tanto para viver ou fazer, como até aqui.E tudo é uma possibilidade a cada dia.
Tenho visto atentamente os jogos do Mundial...com a Muffin Party Girl, Kristine.É uma animação ver os jogos com ela.E vamos sempre para o teatro nacional, que tem um grande plasma, e muita gente, como se deve ver estes jogos e sentir a vibração.Escusado será dizer, que na Roménia, todos querem que Espanha ganhe este Mundial.E porque não?Mas por outro lado e porque já tenho afinidades que chegem com a Kristine, e vejo-a tão feliz pela Holanda, que até vai este fim de semana a Amesterdão para celebrar, sinto que a Holanda também podia ganhar, que me fazia feliz.
Bom, no meio de tudo isto, tivemos hoje o FOND SEMINAR, onde se discutiu imensas coisas sobre mudanças que a Roménia precisa de alcançar, acerca do seu desenvolvimento sustentável.Acerca dos seus programas de voluntariado e recursos que já dispõe ou quer ter.Desta vez estivemos como participantes e foi muito bom poder estar despreocupada.
A juntar a tudo isto, temos a casa cheia de gente, a família do Lorca veio visitá-lo e trouxeram para todos, aventais coloridos e Abanicos de Sevilha.Foi muito divertido.Cá em casa, estão ainda a viver 2 Francesóides, uma irmã do Giom e a amiga.Há malas por toda a casa, a desordem é total, a cozinha é com fila de espera.As casas de banho não têm fila, mas limpas nem vê-las.Mas quem se importa com isso, quando estamos a viver tudo intensamente.
Amanhã todos partimos de fim de semana, para locais diferentes.Uns para o Delta, outros para as Montanhas Sinaia, outros como eu para  o castelo de Mogosoaia,e vários locais que quero descobrir e perder-me por esta Roménia que me surpreende.





Vou com a Mónica e prevemos ver a final do Mundial algures, se encontrar-mos uma TV.
Devo ainda partilhar que estou feliz, porque eu e a Fabienne encontrámos uma solução para os mosquitos no nosso quarto, mas muito cara e dura apenas 10 dias.Bom antes isso que não dormir noites seguidas e deixá-los beberem todo o nosso sangue.Bem sei que estamos em terra de dráculas, mas não exageremos.
A preparação do festival continua e estamos online, e estamos na rádio cultural da Roménia também.
O que me deixa muito orgulhosa do nosso projecto.


Podem ver o link aqui:


Online:


http://www.sapteseri.ro/ro/stiri-si-evenimente/globe-in-the-mirror/


Aos poucos tudo começa a ganhar consistência e forma bem defenida.
Enquanto isso vou sendo voluntária, sempre na minha vida diária, onde quer que esteja e a Roménia, vai deixar-me muitas saudades.Sim começo a pensar nisso.E os contactos com a Turquia já começaram.
E agora retiro-me para longe, vou aproveitar o meu tempo livre...que os fins de semana aqui são sagrados para mim.

E saudades do meu pai e de Lisboa sim, hoje chorei como há muito não o fazia, porque me soube bem.

Até Domingo.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

7h to go, 7h to come back...but it was a wonderful time!













Este fim de semana, foi ilariante e muito divertido.Há uma série de situações na Roménia, que são comuns e muito cómicas, mas ao mesmo tempo nos deixam desiludidos com este País tão bonito, mas cheio de pessoas que não procuram ser amáveis.
Deixámos a nossa casa, pelas 5h da manhã, o nosso comboio era ás 5h42.Quando chegámos á estação, para comprar o bilhete, não tinham troco para nos dar.Ora, um serviço público, deveria prever que os primeiros clientes precisam de troco, logo deveriam ter um fundo de maneio...como seria normal.A senhora gritava do outro lado.E eu ria-me deste lado.Sem stress.
Chegadas ao placard central, para confirmar o nosso comboio, verificamos que estava atrasado 50 minutos.Sentamo-nos no Mac donald's para fazer tempo.Lá fomos então para apanhar o comboio, o nosso vagão era o 14, mas o comboio só tinha 12.Ninguém nos disse que estariam a chegar mais 2 vagões, e é uma verdadeira aventura, atravessar um comboio de uma ponta á outra, com corredores estreitos e todo o tipo de bagagens e pessoas a querer passar.Quando finalmente encontrámos o nosso lugar, a viagem começou.E aquilo que seriam 5h de viagem, foram afinal 7 longas horas.A Kristine, dormiu, eu e a Mónica, fomos falando em Português.A Mónica, viveu 2 anos e meio em Portugal, trabalhou na Embaixada da Roménia.Está de volta desde Novembro, mas só pensa e ama Portugal.
Por fim lá chegámos a Costinesti.Assim que saí do comboio o Sr.Florin, á nossa espera...para nos levar até casa.Descansar, ir ao mercado, comprar fruta, legumes...e finalmente praia.
Adormecemos as 3 á beira mar.Soube tão bem, só o som das ondas como música e a brisa na face.
Ao começo da noite uma salada, e um banho, para tirar o sal.E a noite em Costinesti, é uma animação, é hábito na Roménia a música tocar muito alto, em todo o lado.Música Turca, música Romena, música europeia...comercial.Tudo junto.Mas estas coisas fazem da Roménia, um lugar único.
Pela manhã acordámos mais tarde que o previsto e corremos para a praia.Foi uma manhã calma, com uma praia quase vazia, para os nossos lados.As praias cheias de gente, aqui são uma imensa confusão.Comemos amci, o peixe com alho e limão que nos deixa um bafo horrivel, mas que é tão bom!E na nossa alma e na nossa pele, fica sempre o sol e os cheiros do Mar.Nada me faz sentir mais em casa, do que estar ao pé do mar.E explica-se porquê.
Pelo meio da tardem, uma amiga da Mónica veio visitar-nos.É de Constanta e está a trabalhar em Londres na Embaixada.Deu-nos uma boleia até Constanta, onde nos deu a conhecer o melhor daquela cidade.Seria bonita, se estivesse mais cuidada, como Bucareste.
Ainda assim, tem o seu encanto ao entardecer.Um casino abandonado á beira do Mar Negro, clama a abundância de outros tempos, num porto que está bastante parado.
O regresso deu-se de comboio, na esperança que fosse mais rápido desta vez.
Mas isso é uma aventura para contar depois do jogo, Holanda /Uruguai, que vou ver dentro de momentos.Até já.