sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Uma prenda de última hora...









mon ame se repose -





Aqui fica para o JP, quer seja a primeira ou a segunda hipótese, tu vais lá estar.

Sabes que sim.

Até breve querido amigo.

;)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

31º Encontro Europeu de Jovens de Taizé, em Bruxelas






Amanhã, parto para Bruxelas.
É desta forma que continuo a celebrar o natal e o nascimento de Cristo, com a família mundo.Essa que cultivo já há alguns anos.
Talvez fosse mais prudente ficar, permanecer aqui, onde é mais difícil.
Junto de 40.000 jovens de toda a Europa, que rezam ao nosso lado, que nos sorriem e cantam pelas ruas, com uma família que não conhecemos a abrir-nos as portas, é de facto mais fácil e tentador, partir, em vez de ficar.Tentador, mesmo que se coma mal, se passe muito frio e se possa vir a dormir no chão, já para não falar dos 2 dias de viagem a dormir no autocarro.O que é tudo isso?Comparado com o que recebemos e podemos dar?
Peregrinação de confiança sobre a Terra...assim a chamo.Tudo é um acto de confiança.
Mas é isto que o meu coração me diz, para fazer.É assim que busco forças, para levar o meu barco e sorrir todos os dias, mesmo perante a dor.Não faço mais do que ir á fonte e beber, para poder continuar o meu caminho.
Porque sei que de uma experiência assim, se regressa como uma taça a transbordar e com os olhos brilhantes e rasos de Amor.
Faço a mala, e faço-me á estrada, depois de ouvir o meu pai dizer: "Vai sim, tu precisas, que eu sei!Vai fazer-te bem."
Ele conhece-me bem e esta foi uma grande prenda que recebi, ir, com esta paz.



Este será o meu caminho até chegar.







Paris



Algumas horas em Paris, para descansar...cidade que conheço bem, mas que vale sempre a pena revisitar.





Amesterdão
Depois passamos um dia em Amesterdão.
E esta sim, é uma novidade para mim.A esta altura já devemos estar bem cansados, mas com a ansiedade de chegar a Bruxelas para o Encontro.





Bruxelas




E finalmente vou ver-me envolvida naquela multidão de gente, cansada mas feliz, prontos a celebrar juntos um novo ano que começa.Bruxelas também será uma descoberta.












Luxemburgo


No regresso, uma passagem pelo Luxemburgo, antes da paragem final, Lisboa.











40.000 jovens de toda a Europa e dos outros continentes vão reunir-se em Bruxelas de 29 de Dezembro a 2 de Janeiro.

Depois de Genebra, Zagreb, Milão, Lisboa, Hamburgo, o Encontro de Bruxelas será o trigésimo primeiro Encontro Europeu de Jovens animado por Taizé.
Os grupos de reflexão da parte da manhã vão reunir-se nos 180 pontos de acolhimento, que vão de Malines a Nivelles, de Alost a Louvain. As igrejas católica, protestantes e ortodoxas da Bélgica participam neste acolhimento. Para o preparar, trabalharam durante vários meses em colaboração com a Comunidade de Taizé. Milhares de famílias vão abrir as portas das suas casas aos jovens.
No final da manhã, os participantes vão dirigir-se à Brussels Expo para as refeições e orações (às 13:15 e às 19:00). Três pavilhões da Brussels Expo serão transformados em locais de oração. O irmão Alois falará aos jovens durante as orações da noite. A tradução em português poderá ser ouvida via rádio no pavilhão 12. Todas as gerações são convidadas a participar nas celebrações.


Nas tardes dos dias 30 e 31, os jovens poderão reflectir sobre vários temas, graças aos 19 workshops que lhes serão propostos. Cada participante poderá escolher em função dos seus interesses:

1.«De que fonte vivemos nós?» As fontes na bíblia, do Génesis ao Apocalipse: dos quatro rios do Paraíso ao rio de água viva que flui de Cristo;

2.Uma nova bússola: descobrir Deus não significa fugir da terra;

3.Globalização e crise financeira: que atitudes tomar e que caminho seguir para uma economia mais solidária? Tempo de partilha animado por um economista e por um irmão de Taizé;

4.Continuar a confiar perante o sofrimento, o fracasso e o luto: encontro com pessoas que trabalham em hospitais;

5.Europa, uma comunidade de valores, uma comunidade acolhedora: tempo de reflexão e partilha animado pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Jacques Barrot, e por um representante do Comité Económico e Social Europeu;

6.Como vêem os artistas belgas o ser humano? Dos primitivos flamengos aos vanguardistas de Bruxelas;

7.Partilhar através do canto: coros muçulmanos e cristãos cantam e colaboram.

...e ao todo são 19 workshops.



Nenhum de nós sabe ainda o que vai encontrar neste encontro, mas confia.É este confiar que torna este caminho um desafio.
Quando voltar a Lisboa, será já um ano novo, diferente.
Levo comigo todos os companheiros do caminho...e eles sabem quem são.



Um bom Ano a todos!
Nasceu e vive em Nós!












Chegou aos nossos corações...vive agora em nós, este menino.
Há que saber cuidar dele, e mantê-lo sempre quente...e bem vivo na nossa vida.
Aqui por casa, o natal está a ser em família.Ontem,estávamos todos.E prendi-me nesse pensamento, de a família nuclear estar completa.Contemplei-a, detive-me na sua presença.
Detive-me sobretudo nos olhos do meu Pai, que estavam hoje mais felizes e brilhantes.
Acabou por ser ele a querer cozer as couves e o bacalhau ao seu jeito, os doces ficaram para as mulheres da casa.Durante todo o dia, andava pela casa, ajudando e dando a sua mãozinha no que podia.Lembro-me de muitos anos o ver bater a massa, para as filhós e a esconder prendas debaixo da cama.Este ano, quis ser ele a servir-nos os pratos na consoada.
Ele.O pai.O Sr. desta Casa.E ficou feliz por poder fazê-lo.
A noite estava fria lá fora, e sabia bem estar cá dentro...um calor que vinha do estarmos juntos, para o esperar.
Á recordação vieram outros natais, vieram pequenos instantes, de quando éramos pequenas e faziamos traquinices, o que nos rimos das figuras, do ano em que já sabiamos todos os brinquedos, dos anos em que o meu primo vinha para cá e mal dormiamos nessa noite.
Eu pensava também em todas as pessoas que Amo, longe ou perto e essa dimensão, fazia o meu coração crescer...e deixava-me aquele sorriso leve e secreto.
Porque a minha família, extende-se ao mundo inteiro.


quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008



Bento XVI escreve aos jovens de

Taizé















Bento XVI quis manifestar a sua proximidade aos jovens que a comunidade de Taizé vai reunir no final do ano em Bruxelas. 40 mil jovens de toda a Europa e de outros continentes vão encontrar-se na capital belga, de 29 de Dezembro a 2 de Janeiro, para receber o novo ano em oração e fraternidade.
Trata-se do 31º encontro europeu de jovens animado por esta comunidade ecuménica.


O Papa enviou uma mensagem onde pede aos jovens que façam esta pergunta durante o encontro :

«de que fonte vivemos?».

"Vós buscais a fonte da esperança para vós mesmos e para o mundo abrindo-vos a Cristo por meio da oração e da escuta da sua Palavra, compartilhando vossas aspirações com jovens de toda a Europa e de outros continentes, fazendo a experiência da Igreja como um lugar de comunhão e amizade para todos", afirma Bento XVI.


O Papa manifesta a sua proximidade aos jovens desta peregrinação de confiança através da terra, lançada pelo irmão Roger, fundador de Taizé.



"Confio em que vós descobrireis como comunicar a esperança a vosso redor, através de vossa vida comprometida num mundo no qual há muita pobreza, muita injustiça e muitos conflitos"."Deus tem necessidade da vossa fé, da vossa criatividade, do vosso espírito de iniciativa. Para responder ao seu chamado, Ele vos dá a presença do seu Espírito. É Ele que renovará as vossas forças quando chegar a fadiga ou o abatimento.
Sustentados pelo Espírito Santo, não tenhais medo de testemunhar a esperança que Ele põe em vós.
Não tenhais medo de deixar vossos corações crescerem", exorta o Papa.






Sim, o meu irá crescer.
Lá estarei.


=)

domingo, 21 de dezembro de 2008

Óbidos Vila Natal 2008




Ontem, eu e a Renata tirámos o dia para nós, e rumámos até Óbidos, á vila natal...
Por mais que se queira ficar indiferente, ali não se consegue.E não são as luzes, os enfeites ou as fantasias que nos fazem sorrir, mas sim a alegria das pessoas, das que nos esperam e das que chegam...é contagiante.
Risos de crianças, dos mais novos aos mais velhos, todos dançam e se envolvem no ambiente, expectativa, tantas surpresas...a vila em si, já é belissíma, mas assim, ganha uma magia muito particular.Eu fui atacada 2 vezs por um bando de ratos gigantes...entrevistada por Duendes, e assisti a um concerto de natal que nos fez viajar...
É a música que soa pelas ruas, é a neve artificial que nos cai em cima, fazendo-nos viajar para outros lugares, é o entardecer e a chegada da noite que encanta.
Pareciamos de novo crianças...só não fomos ao colo do pai natal, porque coitado do senhor...
Acabámos a maravilhosa visita com um chouriço assado e uma ginginha em copo de chocolate, na taverna de sempre, onde já me sinto em casa...tantas recrdações ali, onde ainda no verão eu subia aquelas ruas de pedra, com chinelos e sons medievais, e agora o frio tomava o seu lugar.
Regressar a Óbidos é sempre uma aventura ainda mais se a companhia for tão boa.Os olhos regressam cheios de coisas belas.
Decidimos regressar a Lisboa,porque não demos com o caminho para a areia branca e mal eu sabia que o dia ainda não estava prestes a acabar.
Uma passagem pelos chás de caneças, onde a nós se juntou mais um amigo, ali o acolhimento é sempre tão bom tal como os sabores.
E depois, com mais uma aquisição, acabámos no parque das nações,onde houve reencontros no Irish Coffe, vi a lua nascer laranja junto ao rio e dancei ao frio, para aquecer, em excelente companhia!
Foi um dia para celebrar, sem distâncias, nem tempo.Que também faz falta.
E que bem que me fez.Ainda cheiro a sonho, mas daqueles reais.



Ficam as imagens, vale a pensa visitar.
































So magic*
Thanks.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Parabéns Catarrrrinaaaa!












É mesmo isso, a verdade e a beleza destes olhos, são o espelho da alma desta menina.E tal e qual o que está aqui.
Conhecemo-nos no campo missionário, formámos uma equipa, de trabalho, de alegria, de entreajuda, de presença, de cor, de cansaço também, mas sobretudo de força.
Desde então, a equipa continua, e a presença mantém-se, sente-se viva, dentro.
Este é um dia de festa para mim também, e o sol que hoje me acordou, brilha para ti.
Porque se todas as pessoas fossem assim, o mundo era um local pleno de paz e de alegria.
É, uma princesa, e agranto-vos que tem um castelo, que cuida e ama.
Um castelo cheio de amor, onde ela, rega o seu jardim e as suas rosas.
Um castelo que está acima de muitas coisas na sua vida, sinal de entrega profunda a uma causa.Um castelo, sem torres e tronos, mas belo, muito belo.
És exemplo para mim.
Agradeço, tanto, que os nossos caminhos se tenham cruzado, e independetemente de onde o futuro nos levar, estaremos sempre assim, perto.Perto, com calor, com abraço e sinceridade.
Porque é assim que tocas as vidas dos que amas.
Parabéns por tudo o que Tu és e me ensinas a ser.

Ah e hoje eu destraaaanco-te vá...fazes anos, mas só hoje!=)
Nha Catarrrriinaaa!





e...







Parabéns Susana!













Voam as minhas palavras até Moçambique...até á tua missão, que cumpres de sorriso no rosto.
Sei que venho um dia atrasada, mas ainda a tempo de te dizer que Gosto muito de ti, que penso e rezo pelas dificuldades que encontras e sei que a tua alegria e força, as colocas ao serviço.
Relembro os dias do campo Missionário, e o descobrir de um ideal comum.A partilha daqueles dias.
Celebrar o aniversário, com aqueles que escolheste amar, é sem dúvida especial.Vive-o intensamente.
Que a tua vida seja sempre sinal de amor, no mundo.

Muitos Parabéns!
Nha Susana...






A escassos dias...de o receber.














Este ano ainda não me tinha envolvido com as minhas mãos no espírito natalício.E foi hoje.Um gesto simples, que guardo comigo.
As purpurinas ainda as trago coladas ás mãos e ao sonho.É que os presentes, já os comecei a desembrulhar em simples surpresas, no Deus das pequenas coisas.
Sim, eu vejo as luzes por aí e as lojas com as suas montras aprumadas e os anúncios a cinquenta mil brinquedos diferentes, mas não podia dizer que alguma dessas coisas me tivesse realmente tocado.O que me toca, são as pessoas, sempre as pessoas, as crianças na sua inocência.
Quando saio para a rua, não penso na ocasião, só no natal que quero que aconteça no meu coração e que vou preparando.
Andamos a escassos dias de o receber, a sentarmo-nos entre desconhecidos (como é hábito), nos transportes a olhá-los nos olhos e só me apetece desejar feliz natal a toda a gente, gente que me fala de solidão, sem falar, gente que sente saudade, sem o mostrar.Gente que espera, sem acreditar, mas eu acredito, por elas e por mim.
Perdi a conta aos olhares que recebi e dei, com esse mesmo sentimento que me habita todo o ano e não apenas agora, mas agora é que é para todos "normal" fazê-lo, exteriorizar os desejos ou os "votos de Feliz"...qualquer coisa."Vá lá é natal",oiço dizer...
Depois chega a hora de deixar as pessoas de todos os dias que não conhecemos, para encontrar as pessoas de todos os dias que amamos, os heróis do dia á dia que eu vou tendo o prazer de conhecer.Et voilá, por hoje estamos conversados.
O sono na nossa cama, o quente da nossa casa, as luzes que piscam na nossa sala, o cheiro do jantar apetitoso, o lar.O pai, a mãe, as recordações de tantos momentos, condensados em 1000 fotografias de sorrisos felizes.Que sorte temos, se por acaso temos isto.
Que grande prenda recebemos, , sem embrulho e laço bonitos.

O natal.O natal a chegar, lá fora, e no meu coração.Tanto,tanto.

O regresso a casa acaba por ser sempre um momento de reflexão, quando estamos mais cansados de um dia vivido e por pensar ainda, antes de adormecer.
Esperei um autocarro que nunca chegou, enquanto as ruas eram varridas ou alagadas por pessoas em que os olhos desejavam chegar aos destinos, ao calor, aos seus, aos meus.
Eu fechava o casaco e encolhia-me dentro do vestido (ao coração também) que o vento agitava, o cachecol cobrindo-me quase até aos olhos, impedindo que alguma lágrima escapasse.Ainda há minutos era a menina risonha,que pega ao colo, sonha,acarinha,ajuda e parece resistente, e agora não passava de uma mulher sozinha, enregelada e profundamente pensativa acerca do Natal, que caminhava em direcção a um futuro e mais tarde, a casa.
Enquanto via a avenida desfilar pela janela, pensava que o único sentimento que me invade é esperar que o Natal aconteça em mim, em nós, no mundo.


E para este Natal eu pedi apenas "tempo" para me ajudar a remendar o coração, com um milagre, que sei á partida que pode nunca acontecer.Pai.














Imaginei uma caixa, com um laço bonito de natal, abre-se e lá de dentro sai a Esperança.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

LuzBoa
















Lisboa.O sol que abria lentamente, e o arco ìris no meu peito.
Os transportes.As pessoas, encasacadas.O frio morno.A pressa de chegar.
O sorriso leve de te encontrar.
Tu.
Nós.O sol a abrir.Um dia azul.De Inverno.
De novo os transportes,a baixa,o Chiado,a música de um artista transparente mas presente.Único.
As palavras num muro com história, palco de artistas sem nome.O telintar das chávenas de café da Brasileira.O corre corre citadino, os sacos nas mãos, com laços, indicando prendas.Gaivotas planam sobre o largo do Poeta.Um mendigo, esperando a noite e o frio que ela encerra.
Refeições de plástico, pratos e gente que mastiga que se olha confusa, em busca de um lugar.
Um lugar.Abstrair-me de tudo á volta.Uma mesa, no meio de tantas outras, e um mundo ali em cima da pequena mesa, em nós.Recordações,projectos,dúvidas.Alegria. Um elevador cheio,cheio de surreal.Risos.
A rua grande,dos pés descalços nas noites de verão.
A subida e uma luz para um cego, queixumes ouvidos.Degraus e eis que Lisboa se abre aos nossos olhos, cheia de Luz.Luzboa.Que aquece,que dá cor ao rosto, que acompanha com um café e maracujá.Querer ficar.
Caminhar, a baixa nas suas ruas largas, feitas de gente e pombos.
Mais um tesouro.Agora somos três.A avenida que diz que é da Liberdade.
O regresso á realidade.Uma cor que me vestiu.Ver-vos ir embora.As saudades.
Grata por um dia assim, de sol, de Inverno.
Cheio.Com espaço.Com ar.
Na minha cabeça cantarolava...Avant la Haine...





Avant la haine - Romain Duris et Joana Preiss

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Um caminho, dois sentidos?



















De tantas vezes fazer o caminho, já o sei de cor.
Sei o tempo que me leva a chegar a onde me sinto em casa, sair na mesma paragem e carregar a alegria comigo até aí. Posso não saber quantos degraus preciso subir no metro, mas conheço o barulho da tua porta a abrir e a maneira como afundas a tua cabeça no meu colo, enrolado como um embrião. De tantas vezes o repetir enquanto o percorro mentalmente, sei o teu riso de cor, a maneira como os teus olhos fechados o denunciam, a tua expressão a rasgar-se num sorriso à minha frente. Somos um espelho de uma amizade tão bela, que não sabemos dizer, nem fazer mais nada do que viver com alma, que trocamos os nervos por gargalhadas matinais quando faltam apenas cinco minutos para o sol nascer e se fazer dia.São horas, digo-te eu...de ir dormir.
E tu, como que antecipando o vazio que aí vem, começas o dia com uma oração que partilhamos. Mas antes é tão cedo e podes sentar-te no sofá junto da janela com chuva a escorrer, e pensar o mundo e eu faço-te companhia. E ainda me podes tentar mostrar a tua vida antes de mim, em minutos escassos, atravessados pelas tuas pausas e pela maneira como tudo faz sentido.É contigo que isto me acontece, esta sensação de flutuar sobre todas as coisas supérfluas, esta vontade de "devorar" o Mundo, esta sensação de que não existe mais nada a seguir.
Só que, tendo procurado, ainda não sei onde estás.
Mas tu sabes onde eu estou e isso, de alguma maneira, sossega-me.
Eu vou e ás vezes tu vens.
O caminho é o mesmo e os sentidos não podem ser contrários.
Aqui.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008



Colors and feelings of the season...

















...silvery-blues, and soft creamy whites.
The rain...in the window, and a beautiful prayer in the begining of the morning.
Arriving late ate home.A coup of hot tea.Waiting for.Cold.Sleep and dream.Walking together.A bird singing.That big farm, me and my father.The Christmas coming soon.Little things.

My life.All my love.


sábado, 13 de dezembro de 2008

A Lua faz Anos...

















Não olhem para o céu para a procurar, ela anda por aí, na terra, bem viva e colorida.
Encanta e enche com a sua gargalhada, todos os locais onde passa.
Foram 3 anos de formação de Animadores, juntas.Foram noites no terraço da praia grande, sem ver o mar, mas sabendo que ele estava ali, mesmo defronte e era belo e infinito, talvez como a nossa Fé.Foram tantas experiências e dúvidas partilhadas.
Fomos conhecendo quem era a Lua, que nos animava, porque ela também era animada, por essa força que sei de cor.
Os 3 anos, já lá vão e o que ficou perdura, em momentos cúmplices, e voltar a vê-la,mesmo depois de muito tempo, é como se vivessemos na mesma casa, não há estranheza, não há segredos...
Quem nos apanha por aí, na confeitaria nacional a degustar scones com doce de manga e gelado de bolo rei...sabe bem, do furacão que levantamos juntas, com uma lava de alegria e tantas cores.
Amizade, que me corre dentro, mesmo sem o toque exterior de um abraço...esse que julguei ser fundamental para uma amizade.
Mas são Luas assim, que me deixam descobrir que afinal, podemos não nos ver, podemos não ligar tantas vezes, mas o luar não se apaga...e descubro cada vez mais que as grandes amizades, são aquelas que perduram para lá do tempo, como no primeiro sorriso ou instante, esse em que eu gostei logo de ti.
Porque há pessoas que sabemos á partida que queremos que façam parte do caminho.
Brilhas.


E por isso eu digo:



"Tu és todos os livros, todos os mares, todos os rios, todos os lugares. Todos os dias, todo o pensamento e todas as horas... Tu és todos os sábados, e todas as manhãs. Tu és todos os lábios, todas as certezas, todos os ventos em todos os barcos. Todos os dias em toda a cidade... Tu és só o começo de todos os fins. Tu és todos os sons de todo o silêncio, por isso eu te espero, te quero e te penso."






















* Nós numa dessas noites no terraço da praia grande...
Tantas palavras proferidas debaixo daquele céu,
e em frente aquele mar.
Ele conhece-nos*











Próximo a fazer anos...
Next?

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008




Parabéns ao Pedro!















A um ser fantástico...que nos ensina tanto, com a sua humildade.
Alguém que dedica a sua vida, (quase toda) a ajudar o próximo, que partiu em missão para Angola no verão e voltou com o brilho dos olhos ainda mais intenso.
Alguém que não toma partidos, que sabe dizer as coisas e é justo, que tem sempre um sorriso e um abraço pronto, aquele doce e meigo, como ele só.
Alguém com quem já parti tantas vezes para Taizé, com quem partilhei alegrias 1000, e quando precisei, um abraço terno.
Alguém que adora uma jolita fresca, e de ouvir boa música, daquela que ninguém conhece, mas o faz vibrar até á alma.Alguém que abre a porta da sua casa, vezes sem conta, para receber os amigos,assim os reúne e atura em jogos de lógica, até ás tantas e nos deixa ficar sempre mais um bocadinho, mesmo que esteja adoentado...
Alguém que desponta muitas paixões, mas que não se atira de cabeça em qualquer caminho.Alguém que vomita a porta do carro, mas a seguir limpa...alguém que chega sempre atrasado, no seu passo lento mas que nos conquista pelo ar afável, ( o ar de mau foi para a foto e pelo harafat).
Dono de expressões e trocadilhos que só mesmo dele podiam vir.Alguém que é moço marafado, dos algarves, com um furo no queixo.Ahahaha.
Alguém que encerra em si, uma paz única.
Alguém que não é apenas alguém, mas sim um Amigo que qualquer pessoa gostaria de ter por perto.
Parabéns Pedrocas, a fechar o olhinho.
E uma salva de palmas, "á Aveiras". Bem á nossa moda.
Gosto-te.

Deixo-te um pequeno presente, e só podia ser CLÃ, e uma canção de embalar, que diz muito de ti.




quinta-feira, 11 de dezembro de 2008




Parabéns Joana!
























Ela é assim, cheia de cores...muitas cores que vai espalhando por onde passa.Um sorriso brilhante.
Quando penso na Joana, vêm-me á lembrança os 10 anos de catequese ao Sábado de manhã, lá estávamos nós, uma caminhada que se prolongou algum tempo após esses verdes anos de descobertas e crescimento.
Relembro com saudade os nossos dias aldolescentes, em que partilhámos tantas coisas,paixões, segredos, trapos e farrapos, causas...nas quais nos empenhávamos até á alma, as nossas idas a Sintra...as nossas risadas nas escadas do prédio, ora do meu, ora do da Avó dela.(Quando encontro a tua avó, tenho sempre a esperança de te ver surgir por trás dela...a sorrir.)
Eramos nessa altura aquelas amigas que entregavam quase todos os dias em mão uma carta, escrita á mão, e de várias e longas páginas...partilhando tantos sentimentos, tantos sonhos, medos, alegrias, vitórias...amores e desamores.Eram autênticas odes á amizade pura e verdadeira.Cartas essas, que guardo numa caixa, que ás vezes abro e me desponta um sorriso maroto, relembrando os tempos de adolescentes.Foram dias felizes.
O mais bonito, é que independentemente das voltas que a vida deu, a amizade não se extinguiu.
Ela agora vive longe do seu País, trava outros desafios que para si escolheu...mas a distância não apagará nunca as imagens que guardo, sempre que pela manhã, ou pela noite, saio ou regresso a casa, imagens da nossa rua, do muro, onde nos vejo sentadas, das partidas e dos encontros secretos de chegar a casa antes das 00h...dos segredos e do que juntas aprendemos e construímos.
Aquilo que hoje somos, tem muito destes anos.
Ainda estás aqui,tão presente, Joana.
Gosto tanto de ti.








Parabéns.Até breve.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Dois factos dos últimos dias...






1º- Timor vem ter comigo =)













Estava eu, esperando numa fila, quando olho para trás, atraída por um sotaque diferente e familiar ao mesmo tempo, olhei e era um grupo de Timorenses.
O meu coração disparou imediatamente de felicidade e eles ficaram a olhar para mim, porque não desviei o olhar...e num acto de loucura, perguntei (como se não fosse evidente...ahahah):


" São Timorenses?"


E esta pergunta bastou, para que trocassemos mais e mais palavras e sorrisos, percebi então que eles eram de Manatuto, precisamente o distrito onde fica Laclubar.Senti um acolhimento tão grande.A conversa desenrrolou-se como um novelo de lã colorida...
Bom, posso dizer que acabámos a jantar na mesma mesa, eu e mais um grupo de 8 Timorenses, duas raparigas e 6 rapazes, um deles Padre em Timor, em Baucau.Os outros todos estudantes cá.
Foi um momento de partilha fantástico e completamente inesperado, que me encheu o resto do dia que já tinha sido maravilhoso e a semana.O brilho nos olhos deles, era sem dúvida semelhante ao meu.Lembro-me de que naqueles instantes, não via nada á minha volta, e deixei a comida arrefecer, pois a conversa estava tão boa...Trocámos emails, telefones e no fim, quando nos despedimos, ambos agradecemos por aquele momento, eu pelo acolhimento, eles por saberem da minha possibilidade de ir um dia para o seu País.
Foi tão bom.E nestes momentos eu penso mais uma vez, nada é por acaso.
Ainda nessa manhã tinha percorrido os continentes...um a um, na minha oração contigo.E recordo-me que passei com tanto carinho pela Oceania.
Obrigado, por estes sinais...não sei se lhes posso chamar assim?Vá o meu caminho passar por Timor, ou não, senti que o povo Timorense está no meu coração...e de lá. já ninguém o tira, mesmo que eu quisesse.E ainda mal os conheço.
Vim para casa, como um criança que encontra um tesouro...assim mesmo.
Feliz.











2º- Chorar é bom...








Hoje, esperava pela Renata.
Ela atrasou-se 40 minutos, e eu durante esses 40 minutos, pensei em tantas coisas, que me deu um ataque de choro, meio silencioso, discreto, mas ainda assim, um ataque de choro, devo ter estado 30 minutos a chorar...constantemente, com lágrimas quentes e gordas, podia senti-las a rolarem pela face.
A verdade é que não me lembro da última vez que chorei assim, mesmo com tudo isto do meu Pai, nunca chorei assim, foi um chorar de alívio, de libertação...que me lavou por dentro e me fez um bem enorme, principalmente me acalmou e eu não estava nervosa...mas acalmei.Quando a Renata chegou, pensou que os 40 min, tinham sido responsáveis pelas lágrimas...não foram.E depois como sempre, demos boas gargalhadas juntas...
Chorar foi bom, porque não estava triste e fiquei ainda melhor.Se conseguisse explicar o que foi...?
E até agora eu não sei porque chorei ali, assim em plena rua, e daquela forma.Eu nunca fui de chorar muito.
Mas para tudo há uma primeira vez, e talvez esteja a descobrir coisas novas em mim, sentimentos novos, provocados por situações novas.Talvez um descarregar, talvez as lágrimas se tenham revoltado e quiseram ter lugar e vez, visto que o riso em mim, lhes ganhou sempre.
Mas hoje quem ganhou,mesmo assim foram elas.
Que não se habituem...porque isto faz arder os cantos dos olhos...








**

terça-feira, 9 de dezembro de 2008




Dia bonito este...






E era mesmo isto * que esteve guardado todo o dia no meu coração e eu queria dizer agora.
De tantas outras coisas que me ocorrem, dos meus desejos e das minhas saudades, queria falar-te da minha alegria ao começar o dia...também da pequena partida, de hoje, de como respirei fundo para parecer imune e embora isso, de como estava feliz, em paz.
Queria explicar-te que sempre quis dizer sim, mesmo quando era não o que ouvias.
Mostraste-me hoje a luz dessa Lisboa,a tua também, as ruelas intermináveis e vazias, o silêncio das tardes passadas em casa.
Luz que alguém reconheceu em NÓS.Ela existe mesmo.
Mas para sempre fica a paz de uma oração a dois, naquele local a cheirar a manhã.
















E agora:





Piensa en todo lo bonito, que te ha pasado hoy, hasta que venga el sueño...





Big my secret





Big My Secret - Michael Nyman

Se uma música conseguisse dizer o sentimos por vezes...

=)